1º Encontro Nacional da Cor
Data: 23 março 2024
PRESENCIAL
Biblioteca Municipal e Auditório Orlando Ribeiro, Lisboa.
Formação acreditada para docentes do pré-escolar ao secundário como ACD de 6 horas.
Prazo limite de inscrição: 17 março 2024
ESGOTADO!
Venha celebrar o Dia Internacional da Cor neste encontro que vai juntar profissionais do design, da pintura, da arquitetura, da fotografia, da construção, da imagem pessoal, da psicologia e da educação! Este encontro é organizado pela Associação Portuguesa da Cor, em parceria com a Arte Central e a Magjacol. O Dia Internacional da Cor comemora-se a 21 de março, desde 2008, pela Associação Portuguesa da Cor, e em 2024 será celebrado através deste encontro presencial de um dia (23 de março, sábado), em que o público pode participar em palestras e workshops alusivos à cor. O encontro funcionará também como um evento de formação para professores do pré-escolar ao secundário, tendo o apoio do Centro de Formação ATEXXI para a sua acreditação formal. As crianças também poderão participar através da intervenção num painel colaborativo, numa atividade gratuita e contínua durante todo o dia.
0,00 € – 35,00 €
Data: 23 março 2024
Horário: 10h00-13h00 e 14h30-17h30
Local: Biblioteca Municipal e Auditório Orlando Ribeiro, Lisboa
Destinatários: Docentes, designers, arquitetos, artistas, psicólogos, educadores, investigadores, mediadores e outras pessoas interessadas.
Acreditação: Esta conferência é acreditada como Ação de Curta Duração de 6 horas, no âmbito da formação contínua de docentes, pelo Centro de Formação ATEXXI.
Prazo limite de inscrição: 17 março 2024
ESGOTADO!
SINOPSE
A Associação Portuguesa da Cor (APCor), em parceria com a Arte Central e a Magjacol, celebram o dia internacional da cor (21 de março), como forma de promover a literacia da cor junto da comunidade. A 1ª edição do Encontro Nacional da Cor (23 de março) será uma oportunidade única para juntar profissionais nas mais diversas áreas (design, pintura, arquitetura, fotografia, construção, imagem pessoal, psicologia, educação), disseminando conhecimento ao público em geral. A data tem sido comemorada pela APCor desde 2008 e em 2024 a cor será celebrada através de um encontro presencial de um dia, em que o público pode participar em palestras e workshops alusivos à cor. O Encontro funcionará também como um evento de formação para professores, tendo o apoio do Centro de Formação ATEXXI para a sua acreditação formal. As crianças também poderão participar através da intervenção num painel colaborativo, numa atividade contínua durante todo o dia.
PROGRAMA DE PALESTRAS:
09:00 | Registo de entradas
10:00 | Sessão de abertura com Maria João Durão | Apresentação da publicação “International Colour Day: A Decade and Beyond, Journal of the International Colour Association – Special Issue 2023”
10:45 | “ColorADD, o alfabeto das cores” | ColorADD.Social, Miguel Neiva
11:15 | “Cor em arquitetura: Projeto aplicado” | Filipa Santos
11:45 | Coffee break
12:15 | “Ciclos de investigação em Design: Pigmentos Naturais & Eco-Artes” | Live With Earth, Rui Vasques
13:00 | Pausa para almoço
14:30 | “A importância da coloração pessoal na sua imagem” | Studio Immagine, Margarida Ribeiro
15:00 | “O outro lado da tinta” | Magjacol, Maria Gaspar
15:30 | Pausa
16:00 | “Colorir de fora para dentro” | Sissi Louro Santos
16:30 | Mesa redonda “Cor e poesia” | Rosa Alice Branco, Maria João Durão, Veronica Conte | Moderação: William Cantú
17:15 | Sessão de encerramento
17:30 | Fim do encontro
PROGRAMA DE WORKSHOPS:
10:45-11:45 | Workshop 1: “A cor fora da caixa” | Unbox.Color, Susan Fischer (ESGOTADO)
12:00-13:00 | Workshop 2: “Cor como estímulo sensorial em ambiente Snoezelen” | Filipa Rodrigues (ESGOTADO)
14:30-15:30 | Workshop 3: “Diz-me que cores usas, dir-te-ei quem és: A psicologia da cor” | Luisa Martinez (ESGOTADO)
14:30-15:30 | Workshop 4 (Grupo 1): “Cor-luz como ferramenta pedagógica” | Arte Central, Marta Ornelas (ESGOTADO)
16:00-17:00 | Workshop 4 (Grupo 2): “Cor-luz como ferramenta pedagógica” | Arte Central, Marta Ornelas(ESGOTADO)
16:00-17:00 | Workshop 5: “A cor na criação de atmosferas artístico-pedagógicas” | Ricardo Guerreiro Campos (ESGOTADO)
PARA CRIANÇAS E FAMÍLIAS:
10:00-13:00 e 14:30-17:30 | Painel coletivo, atividade para crianças – em contínuo, gratuito, não é necessário inscrição.
NOTA 1: A participação nos workshops é facultativa e cada workshop é limitado ao número de lugares disponível, por isso é obrigatória a inscrição prévia no(s) workshop(s) que pretende frequentar. Após o pagamento da sua inscrição irá receber um link para um formulário de inscrição no(s) workshop(s). Poderá escolher 1 workshop no período da manhã e 1 workshop no período da tarde. Se não fizer o registo da sua entrada no Encontro até às 10h30 da manhã, pode perder o direito a frequentar o(s) workshop(s) em que se inscreveu, caso haja outras pessoas interessadas, às quais a vaga será cedida.
NOTA 2: Para obter o certificado de formação acreditada para docentes, irá receber as instruções no endereço de email que indicar aqui na sua inscrição.
Este Encontro é apoiado pela Junta de Freguesia do Lumiar, pela Biblioteca Orlando Ribeiro, pelo Centro de Formação ATEXXI, pela Faber-Castell, pela Edding. pela Fabriano, pela Pébéo e pelo IADE / Universidade Europeia.
Consulte as sinopses dos workshops e das comunicações, nesta página, no separador “Conteúdos e materiais”.
Consute as notas biográficas das pessoas oradoras e formadoras, nesta página, no separador “Formador/a”.
SINOPSES DOS WORKSHOPS:
WORKSHOP 1: A cor fora da caixa
SUSAN FISCHER
Será que todas as cores combinam com todas as cores?
Quantas cores deve ter uma paleta para funcionar bem?
Vamos descobrir alguns mitos sobre as cores nos interiores e brincar com combinações de cor improváveis?
WORKSHOP 2: Cor como estímulo sensorial em ambiente Snoezelen
FILIPA RODRIGUES
A cor é uma linguagem através da qual é possível partilhar emoções de uma forma intuitiva, que pode ser inclusivamente não-verbal, mas que ainda assim é amplamente compreendida. Pode servir propósitos de relaxamento ou estímulo sensorial, mas é sempre central no processo terapêutico de intervenção na abordagem Snoezelen. Neste workshop é feita uma introdução à abordagem, com destaque na perceção da cor, não só apenas na sua dimensão mais imediata – a visual – mas também na expansão do seu possível conteúdo emocional, simbólico e cinestésico, o que faz deste estímulo (a experiência da cor) uma variável com impacto, quer na promoção de ambientes de bem-estar, quer no potencial de reabilitação neuro-sensorial de indivíduos, sem limite de idade, género ou contexto cultural de origem.
WORKSHOP 3: Diz-me que cores usas, dir-te-ei quem és: A psicologia da cor
LUISA MARTINEZ
A simbologia da cor é uma das áreas mais fascinantes no mundo da cor. Neste workshop iremos descobrir um pouco mais sobre quem somos, através de atividades práticas que nos irão guiar pela riqueza dos significados que a cor revela. Quem quiser partir para a descoberta, será bem-vindo!
WORKSHOP 4: Cor-luz como ferramenta pedagógica
MARTA ORNELAS
Como podemos trabalhar a cor-luz nas aulas de artes visuais? Vamos conhecer e experimentar materiais, técnicas e abordagens diversas a este conteúdo que está presente nos programa curriculares escolares, dentro do tema da teoria da cor. Neste workshop vamos explorar, numa prática experimental, a diferença entre luz colorida, transparência, light painting e fluorescência, o que permitirá levar para a escola novas possibilidades de trabalho.
WORKSHOP 5: A cor na criação de atmosferas artístico-pedagógicas
RICARDO GUERREIRO CAMPOS
A cor tem voz? A que soa o azul ultramarino? E o amarelo canário, que sabor tem? Neste workshop iremos convocar os diálogos entre diferentes linguagens artísticas para a criação de um ambiente poético. Pensaremos, pois, numa ideia/memória da cor através da sua relação com a voz, o corpo, o som e a imagem – capaz de criar uma atmosfera pedagogicamente sensível e íntegra.
______________________________________
SINOPSES DAS COMUNICAÇÕES:
ColorADD, o alfabeto das cores
MIGUEL NEIVA
Num mundo global onde a comunicação se faz através da cor, existem 350 milhões de pessoas que não as veem corretamente. ColorADD, o alfabeto das cores, é uma linguagem universal, desenvolvida com base nas cores primárias, representadas através de símbolos gráficos que, conjugados entre si, permitem ao daltónico identificar as cores sempre que estas sejam fator de identificação, orientação ou escolha – implementada em diversos países garantido a inclusão do Daltónico.
Cor em arquitetura: Projeto aplicado
FILIPA SANTOS
Apresentação de diversas obras cuja metodologia de aplicação da luz e da cor priorizam a funcionalidade, a estética e a simbologia, fomentando o relacionamento entre indivíduos e o seu ambiente. Conceitos como atmosfera, comunicação e humanização são explorados em projectos de pequena a larga escala nas áreas da saúde, educação, desporto e lazer, indústria, infra-estruturas, escritórios e habitação.
Ciclos de investigação em Design: Pigmentos Naturais & Eco-Artes
RUI VASQUES
Como um dos resultados do Doutoramento em Design de Rui Pessoa Vaz F. Vasques, surge um projeto real que se expressa como modelo de inovação social proposto pela nova visão “Serlumen”. Modelo este que surge pela investigação científica e em sequência do trabalho de intervenção social da Associação Live With Earth desde 2017, na Cadriceira (Torres Vedras), no contexto da PPLSSA – Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, e do ECO CAMPUS – Torres Vedras, e se posiciona como um Modelo de Inovação Social de Ação Local para a Mudança Global. Representa um conjunto de ações de intervenção social com a comunidade local da Cadriceira e as pessoas que nos visitam vindas de todas as partes, pelo foco no trabalho e potencial dos pigmentos naturais locais, investigando este recurso natural abundante, como fenómeno central, de criação de valor e reforço da identidade local.
A importância da coloração pessoal na sua imagem
MARGARIDA RIBEIRO
A Coloração Pessoal é um processo que estuda as cores do nosso rosto, ou seja, da nossa beleza natural (pele, cabelo e olhos). Todos temos uma identidade cromática que nos define e que fala sempre sem nós falarmos! Através da coloração pessoal descobrimos as melhores cores para utilizar na nossa roupa, maquilhagem, cabelo e acessórios. Através deste estudo descobrimos quem somos a cores e passamos a ter na nossa mão uma ferramenta que nos dá soluções para a construção da nossa imagem, nos diferentes momentos, estilos e intenção de comunicação de cada um. É precisamente este tema que vou abordar na palestra “A importância da Coloração Pessoal na Imagem”, dotar todos os presentes de conhecimentos práticos sobre a importância do contraste, do PIT das cores (Profundidade, Intensidade e temperatura) na construção da nossa imagem pessoal. O meu desafio é mostrar-vos o quão importante é sabermos quem somos a cores e como isso facilita a nossa vida pessoal, profissional e o nosso bem-estar.
O outro lado da tinta
MARIA GASPAR
Pretende-se com este tema “O Outro Lado da Tinta“ olhar para a Tinta no setor de atividade da construção civil e dar-lhe uma visão mais emocional de um produto tecnicamente desenvolvido para proteção de um determinado substrato. Serão abordadas as várias vertentes para as quais a Magjacol tenta no seu dia a dia inovar e mostrar ao mercado a importância deste produto quanto à sua especificidade de textura, cor e conforto que lhe é atribuída.
Colorir de fora para dentro
SISSI LOURO SANTOS
Qual o nível de impacto que a cor pode ter na nossa vida? Porque é que a população em geral tem tanto medo de usar cor? Vamos reflectir sobre a nossa relação com a cor e desenhar estratégias para introduzir, de forma consciente, mais cor no nosso dia a dia. Vamos colorir a vida, de fora para dentro.
Mesa redonda “Cor e poesia”
ROSA ALICE BRANCO, MARIA JOÃO DURÃO, VERONICA CONTE, MODERAÇÃO: WILLIAM CANTÚ
Nesta mesa redonda iremos explorar a cor enquanto elemento poético e de expressão cultural. Iremos explorar representações através da cor, bem como o seu simbolismo cultural. Discutiremos como a literacia cultural contemporânea desempenha um papel importante na compreensão e na apreciação desse elemento de comunicação, explorando a poesia enquanto representação dos sentimentos e enquanto fenómeno para a promoção da literacia visual e da ampliação do diálogo intercultural.
______________________________________
MATERIAIS
Todos os materiais dos workshops estão incluídos no valor da inscrição.
O valor da inscrição não inclui almoço, serão dadas sugestões de lugares para almoçar.
AVALIAÇÃO
Preenchimento de um questionário de satisfação.
Oradoras/es e formadoras/es (por ordem alfabética):
FILIPA RODRIGUES
Filipa Rodrigues é investigadora integrada Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) e investigadora colaboradora no Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) e no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS – Universidade Católica de Lisboa). É doutorada em Educação Artística (FBAUL) e em Ciências da Cognição e Linguagem (ICS_UCP). Possui formação avançada na abordagem Snoezelen pelo ISNA – International Snoezelen Association e frequenta o curso de Arte-terapia – Estudos avançados em aplicações terapêuticas e pedagógicas na SPAT. É docente no ensino superior politécnico, formadora de docentes e educadores e voluntária em contexto prisional de jovens reclusos na área das artes visuais.
FILIPA SANTOS
Filipa Santos é arquitecta, consultora de cor, e investigadora. Com mestrado em Cor na Arquitectura, tornou-se membro fundador da Associação Portuguesa da Cor e membro do Grupo de Investigação de Cor e Luz – CIAUD. No seu percurso internacional, destaca-se a colaboração com equipas multidisciplinares em projectos de arquitectura, de interiores e de espaço urbano, espalhados pela Europa, Sudoeste Asiático, Médio Oriente e Norte de África.
LUISA MARTINEZ
Professora adjunta do IPAM Lisboa, investigadora na UNIDCOM/IADE e presidente da Associação Portuguesa da Cor desde 2022. É doutorada em Gestão, e mestre em Cor na Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem a influência da cor e da sensibilidade em contexto organizacional e de comportamento do consumidor, tendo publicado diversos artigos científicos. A sua abordagem na investigação é interdisciplinar, uma vez que integra diferentes áreas do conhecimento (ex., gestão, marketing, psicologia, design).
MARGARIDA RIBEIRO
O meu nome é Margarida Ribeiro, sou licenciada em Gestão de Empresas, Master em Visual Merchandising, Consultora de Imagem, Maquilhadora e Especialista em Coloração Pessoal. Durante o meu percurso profissional enquanto especialista em Coloração Pessoal, passei já por vivências muito positivas e enriquecedoras, destacando: A primeira Portuguesa a falar na temática Coloração Pessoal pelo Método Sazonal Expandido das 12 Estações em televisão, no programa Praça da Alegria, a abertura do primeiro espaço dedicado à Coloração Pessoal no Porto e Palestrante internacional no IV Encontro Nacional de Consultores de Imagem, organizado pelo Centro Europeu, em Curitiba/Brasil com a temática a Linguagem da cor. Atualmente desempenho funções de responsável da Studio Immagine Europa, empresa líder mundial dos materiais de Coloração Pessoal, sou formadora da componente prática do curso de Coloração Pessoal, sou mentora de carreira na área da coloração pessoal e já mudei a vida e mais de 5000 mulheres através da Coloração Pessoal.
MARIA GASPAR
Desempenha atualmente funções de Gestão na Empresa MAGJACOL, tendo como principais responsabilidades o planeamento estratégico da empresa, a orientação e coordenação de equipas de trabalho bem como a dinamização e desenvolvimento de projetos de vária ordem. Bacharel em secretariado e administração pelo ISLA, desenvolveu a sua atividade profissional em vários setores de atividade, como a aviação civil, a coadjuvação na gestão do departamento de planeamento técnico da NOVAPONTE, (consórcio para a Construção da Ponte Vasco da Gama) e uma vasta experiência como gestora de projetos na KEYLAB SA.
MARIA JOÃO DURÃO
Professora da Faculdade de Arquitectura de Lisboa-UL desde 2001, fundou, coordenou e leccionou no Curso de Mestrado mundialmente pioneiro em “Cor na Arquitectura” da FAUTL; fundou e coordena o LabCor-FA desde 2004 e o Grupo de Investigação de Cor e Luz-CIAUD/FA desde 2016; Presidente fundadora e honorária da Associação Portuguesa de Cor; vice- presidente da mais relevante associação internacional de cor, AIC-International Colour Association.
MARTA ORNELAS
Marta Ornelas é doutorada em Artes e Educação e dirige a Arte Central. Professora há mais de 20 anos, é também formadora de docentes (do pré-escolar ao secundário) e investigadora nas áreas de educação artística e de educação em museus de arte. Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre a importância da aprendizagem em artes visuais e sobre as suas múltiplas abordagens. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Editora Caleidoscópio. Obteve o prémio de Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.
MIGUEL NEIVA
Mestre em Design e Marketing. Empreendedor Social – Fellow Ashoka. Criador do ColorADD, alfabeto das cores, uma linguagem pioneira e universal que permite a inclusão de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo que desde 2010 tem vindo a ser implementada em vários países e setores da sociedade. Em 2012, cria a ColorADD.Social, dedicada a promover a integração, não discriminatória, de crianças daltónicas nas escolas de 1ºCiclo.
RICARDO GUERREIRO CAMPOS
Ricardo Guerreiro Campos é artista-educador, mediador e investigador. Tem desenvolvido o seu trabalho em diferentes contextos de educação e de criação. Colabora com estruturas que desenvolvem trabalho no âmbito dos cruzamentos entre as artes visuais, a performance, o teatro e a educação. Atualmente é diretor artístico do Teatro As Avozinhas, um grupo de teatro comunitário com mulheres da vila de Palmela, e mediador de leitura na Livraria Culsete. Em 2021 fez surgir Olhos de Gigante, um projeto de investigação e criação em Arte e Educação. Pesquisa a experiência sensorial como dispositivo fundamental no processo de ensino-aprendizagem, convocando o ‘estado de ateliê’ a partir do corpo, na e com a infância.
ROSA ALICE BRANCO
Rosa Alice Branco tem um PhD. em Filosofia, 5 livros de ensaio e vários livros de Poesia em Portugal e no estrangeiro. O seu livro Cattle of the Lord foi considerado um dos 12 melhores livros de Poesia nos USA, em 2016. Publicou o livro Amor Cão e outras palavras que não adestram (Assírio& Alvim), distinguido com o Prémio Literário António Cabral/2023. Também em 2022 publicou o Ensaio: As cores das coisas: viagem pela natureza e pelos objectos. (Contraponto).
RUI VASQUES
Rui Vasques, nascido no Brasil em 1988 e criado em Portugal, é um designer pioneiro e empreendedor social. Premiado com o “IADE Best Course Student Award 2012” pela sua tese de mestrado sobre “Construções Sustentáveis: Comunidade Eco-Village”, fundou a Associação Live With Earth em 2017, integrando o ECO CAMPUS – Torres Vedras, na cidade reconhecida com os Prémios Europeus “Green Leaf” e “Green Destinations”. A entidade integra agora o “Conselho Municipal de Ação Climática”, e a “Rede de Cultura” de Torres Vedras. Notável por projetos como o “Festival Internacional de Arte e Construção 2017”, recebeu o prêmio “Exceptional Leaders of Excellence” pelo WEF – Women Economic Forum em 2019. Atualmente Rui lidera equipas em Bioconstrução/Construção Sustentável e Projetos Europeus e está a terminar o seu Doutoramento em Design no IADE – UNIVERSIDADE EUROPEIA, como investigador da IADE | UNIDCOM, e membro do IADE – NEB Stewardship Lab (New European Bauhaus).
SISSI LOURO SANTOS
Arquiteta pela FAUTL, especializada em interiores, pela ESAD, e com certificação internacional em cor pela QC Design School. Trabalhou em ateliers de arquitetura no início da sua carreira, mas o lado criativo, curioso e empreendedor levou-a a criar a sua marca de joalharia, à qual se dedicou por 10 anos. Em paralelo realizou projetos de arquitetura de interiores e decoração. Desde 2020 dedica-se em exclusivo à decoração, na vertente pedagógica e de consultoria online, através da sua página de instagram @sissilourosantos. Acredita que as pessoas merecem ter ferramentas para transformarem as suas casas no seu espaço favorito.
SUSAN FISCHER
Arquiteta Chilena radicada em Lisboa há 8 anos. Fundou a UNBOX COLOR, um showroom inteiramente dedicado à cor. Susan é uma International Color Consultant com uma grande motivação em ver os interiores transformados pelo poder da cor, e em ajudar as pessoas a pensar a cor ‘fora da caixa’. Orienta workshops de cores, é embaixadora em Portugal do sistema NCS (Natural Color System) e membro da APCor.
VERONICA CONTE
Verónica Conte, é arquiteta paisagista, mestre em “cor na arquitetura” e doutorada em Design. Em 2019 organizou o encontro Cor e Poesia para o dia 21 de março com a Associação Portuguesa da Cor e o Grupo P’Arte da Faculdade de Letras. Encontra na Cor, na Viagem, e na Poesia paixões, pontos de partida, formas de interagir e dar sentido ao mundo.
WILLIAM CANTÚ
William Cantú é Professor de Artes e Cultura. Os seus principais interesses de investigação e trabalho estão relacionados com Estudos de Tendências, Estudos Culturais, Análise Cultural, Cultura Visual e Gestão Cultural. Possui um Pós-doutoramento e um Doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É docente no Instituto Politécnico de Leiria, e no IADE, em Lisboa, e foi professor visitante no CEART – Centro de Arte, Design e Moda, no Brasil, e na Universidade de Economia e Humanidades de Varsóvia, na Polónia.
ENTIDADES ORGANIZADORAS e PARCEIRAS
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DA COR
A APCor, membro da Associação Internacional da Cor (AIC), foi fundada a 7 de abril de 2005 por um grupo de investigadores intervenientes no ‘Mestrado na Cor em Arquitetura’, criado pela Universidade Técnica de Lisboa e lecionado na Faculdade de Arquitetura em 2003. A APCor fomenta a investigação, a formação e a aplicação da cor em áreas disciplinares e do conhecimento diversificadas, tais como as artes plásticas, a arquitetura, o cinema, o design, o marketing, a publicidade, o urbanismo, a geografia, a ergonomia, a fisiologia, a neurofisiologia, a biologia, a química, a psicologia, a história, a estética, a antropologia. A APCor empenha-se, ainda, na investigação teórica e na intervenção cultural, em domínios como o da comunicação, da simbologia, da reflexão estética e histórica, dos sistemas de representação e classificação de cores e das problemáticas envolvidas na prática da educação pela cor.
ARTE CENTRAL
A Arte Central é uma empresa de educação artística que desenvolve formação de professores acreditada, workshops, cursos livres e encontros científicos. Tem como objetivo levar a educação artística às escolas, museus e outras instituições, através de atividades concebidas e dinamizadas com enfoque nas artes visuais, a partir de uma visão questionadora, reflexiva e colaborativa. A Arte Central procura estar a par da inovação educativa e por isso participa em encontros científicos internacionais e em grupos informais de investigação. É membro institucional da International Society For Education Through Art e da World Alliance for Arts Education.
MAGJACOL
A Magjacol é uma marca especialista em soluções tecnicamente concebidas para todo o tipo de pinturas e impermeabilizações com aplicações nos mais diversos substratos. Os produtos Magjacol destinam-se a vários segmentos de atividade, tais como a decoração, construção civil e bricolage. A sua experiência remonta aos anos 80 no desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos de base aquosa para interior e exterior que proporcionam aos utilizadores uma aplicação agradável e amiga do ambiente.
APOIOS
Biblioteca Orlando Ribeiro
Junta de Freguesia do Lumiar
Associação para Formação ATEXXI
Faber-Castell
Edding
Fabriano
Pébéo
Informação adicional
Modalidade | |
---|---|
Acreditação | Acreditada no âmbito geral como ACD |
Duração da formação | Curta duração |
Grupos de Recrutamento | Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930 |
Produtos relacionados
Formação presencial
RICARDO GUERREIRO CAMPOS
Data: 25 janeiro 2025
Duração: 5 horas
Local: Grémio CezimbrenseInscrições abertas
Formação presencial
MARTA ORNELAS
Data: 15 março 2025
Duração: 3 horas
Local: Sede da ART – Associação de Residentes de TelheirasESGOTADO!
Formação presencial
MARTA ORNELAS
SEGNI MOSSIData: 16 e 17 novembro 2024
Duração: 10 horasInscrições encerradas.
Formação presencial
MARTA ORNELAS
Data: 22 junho a 20 julho 2024
Duração: 25 horas
Local: Lisboa – EGEAC: Atelier-Museu Júlio Pomar, Galerias Municipais, Castelo de São Jorge e Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.
Grupos: 240, 400 e 600
Releva na componente científica.Inscrições encerradas.