50 anos do 25 de abril em postais pop-up – Turma 3

Data: 10 e 12 abril 2024
Duração total: 6 horas

WORKSHOP ONLINE
Para docentes de todos os grupos de recrutamento e outras pessoas interessadas
Prazo limite de inscrição: 5 abril 2024

Depois de este a Turma 1 ter esgotado em poucas horas e a Turma 2 em poucos dias, abrimos esta Turma 3.
Os 50 anos do 25 de abril de 1974 constituem-se como um marco importantíssimo na história da defesa da liberdade e da democracia. Vamos explorar imagens icónicas desta data, que se tornaram símbolos, num workshop de postais em pop-up. A inscrição inclui os modelos, originais criados pelo formador, que serão enviados para o seu email. Para uma melhor experiência de formação, aconselhamos a imprimir esses modelos, pois o formador irá explicar o passo-a-passo da sua montagem com técnicas específicas da engenharia do papel. Vamos falar de factos históricos, de momentos simbólicos e das imagens que fazem parte do imaginário deste dia e cujo significado deve ser relembrado.

ESGOTADO!

36,00 

Esgotado

Categories:

Duração: 6 horas
Data: 10 e 12 abril 2024
Horário: 8 abril 20h-22h (assíncrona), 10 de abril 18h-20h (síncrona) e 12 abril 18h-20h (síncrona)- total 6 horas
Local: Online, no Zoom
Formador: José Alberto Rodrigues
Destinatários: Docentes de todos os grupos de recrutamento e outras pessoas interessadas
Acreditação: Este workshop é acreditado como Ação de Curta Duração de 6 horas
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 5 abril 2024

ESGOTADO!

 

SINOPSE

Em 2024, ano em que se comemoram os 50 anos decorridos da chamada “revolução dos cravos” em Portugal, este workshop tem como objetivo principal e fundamento primordial enaltecer o momento de forma comemorativa e artística, criando-se e construindo-se uma série de postais comemorativos do dia 25 de abril de 1974.
Recolhidos os factos históricos e toda a cronologia que desencadeou a noite e dia de 25 de abril de 1974, analisaram-se as 24 horas que o antecederam e recolheram-se os elementos característicos e mais importantes dessa noite e dia da liberdade. Após essa fase, elaboramos um conjunto de postais Pop-Up que possam servir de modelos comemorativos e alusivos à data e contenham símbolos facilmente identificáveis e reconhecíveis, podendo ainda ser utilizados em diversas disciplinas do currículo e como mote para aprendizagens diversificadas, transversais e para projetos multidisciplinares.
No final do workshop os participantes devem ter revivido e recriado uma narrativa e cronologia do 25 de abril de 1974 que possa ser explorada em contexto educativo e que seja um elemento unificador e que reviva, sempre, aquilo que é de marcante e que se deve preservar que é a DEMOCRACIA e a LIBERDADE em PORTUGAL.

 

NOTA 1: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. Introdução: Apresentação da formação e do trabalho a desenvolver/realizar no contexto da mesma – construção de postais Pop-Up comemorativos dos 50 anos do 25 de abril de 1974 explorando várias técnicas de construção da engenharia do papel.
  2. Conceito e aplicação: A importância histórica do dia 25 de abril de 1974 para Portugal e para a construção da democracia no país; Visão ampla e transversal do tema na diversidade e transversalidade dos currículos do ensino básico e secundário; Uma cronologia possível que levou ao 25 de abril de 1974 – factos e elementos simbólicos e icónicos que marcaram a história do momento (as canções senha, os cravos, os chaimite, a rádio…)
  3. Tipos de pop-up: Apresentação de diversos projetos de Pop-Up comemorativos de eventos diversos que se aplicam ao conceito; Apresentação de livros e outros modelos de construções Pop-Up (livros e outros, como postais) alusivos ao tema 25 de abril.
  4. Construção dos projetos finais: A partir da teoria apresentada e dos modelos exibidos pelo formador, os formandos serão convidados a construir, a partir dos modelos criados pelo formador, uma série de postais Pop-Up alusivos ao tema comemorativo do 25 de abril e aos seus 50 anos; Exploração das técnicas da engenharia do papel como vincagem, dobragem, corte, recorte e colagem, entre outros; Construção de vários postais Pop-Up seguindo as instruções do formador, conceito de aplicação e fases de construção e ainda dos diversos níveis de dificuldade (construção do postal mais simples para o mais complexo); Princípio de recuperação de materiais e reciclagem para desenvolvimento dos projetos que possam ser aplicados como conceito global e de sustentabilidade, também artística, em contexto educativo e de forma transversal e que possa ser desenvolvido em várias disciplinas do currículo e em projetos multidisciplinares.

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
Modelos enviados previamente por email pela Arte Central
Base de corte
X-ato ou bisturi
Régua de 30cm (preferencialmente metálica)
Clip ou dobradeira
Cola

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

José Alberto Rodrigues

José Alberto Rodrigues

Professor da área de Artes e Tecnologias. Apesar de ser entusiasta dos livros pop-up, apenas começou a colecioná-los há cerca de 10 ou 12 anos atrás. Numa primeira fase, comprando-os apenas para fruição pessoal e gosto e, mais tarde, para os colecionar e assim poder expô-los e realizar um conjunto mais vasto de atividades, como oficinas, apresentações, seminários e conferências, para todas as idades. Para além desta vertente, tem experiência de 20 anos enquanto formador e já foi docente do ensino superior. Também se inclui no seu percurso a realização do Mestrado e Doutoramento em Multimédia em Educação. Outra das suas paixões é o cinema e muito em particular o cinema de animação, tendo estado cerca de 20 anos na comissão organizadora do CINANIMA e ter sido o seu Coordenador do Serviço Educativo. Nesta área é agora consultor pedagógico do Cinema Sem Conflitos.

Informação adicional

Acreditação

Acreditada no âmbito geral como ACD

Duração da formação

Curta duração

Modalidade

Grupos de Recrutamento

Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

Formador/a

Produtos relacionados