A experiência plástica na educação inclusiva

Data: 19 e 26 Fevereiro 2022
Duração: 12 horas

A experiência plástica na educação inclusiva: para uma abordagem promotora de desenvolvimento e de bem-estar.
CURSO ONLINE

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Este curso destina-se a docentes que pretendam desenvolver nas suas aulas experiências plásticas e visuais inclusivas. Damos, assim, resposta, quer a um número cada vez maior de docentes da área das Artes (Educação Visual, Educação Tecnológica e Artes Visuais) que trabalham com estudantes com necessidades específicas, quer a um conjunto de docentes de Educação Especial que pretende enveredar por abordagens de exploração plástica. Podem inscrever-se também outras pessoas interessadas que não sejam docentes.

80,00 

Esgotado

Categorias:

Duração: 12 horas
Data: 19 e 26 de fevereiro de 2022
Horário: 9h-13h e 14h-18h (dia 19) e 14h-18 (dia 26)
Local: Online, no Zoom
Formadora: Filipa Rodrigues
Destinatários: Docentes dos grupos de recrutamento 240, 600, 910, 920 e 930 e outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes.
Acreditação: Este curso é acreditado pelo CCPFC e creditado com 12 horas de formação na dimensão científica e pedagógica para docentes dos grupos de recrutamento 240, 600, 910, 920 e 930.
Centro de formação: CFAE AVCOA
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112633/21

 

SINOPSE

O que significa proporcionar experiências ligadas à linguagem visual e plástica verdadeiramente inclusivas? De que modo deve o/a professor/a ou educador/a estar capacitado/a para responder aos desafios de uma criança/jovem ou grupo neurodiverso ou com perfis de sensoriais heterogéneos no âmbito de uma experiência de expressão plástica? Existem pressupostos teóricos e éticos que devem ser estudados previamente à intervenção com populações com necessidades específicas nesta área? Estas são apenas algumas perguntas fundamentais que lançam a tónica desta formação não só para o porquê da importância de criar oportunidades de experimentação plástica, mas sobretudo para a consciencialização do papel do/a professor/a ou educador/a enquanto mediador/a mais informado/a, capaz de amplificar a atividade artística para além da dimensão da realização material de um produto final decorativo. A estrutura da formação integra a teoria e a prática, procurando dar exemplos de intervenção usando a experiência plástica junto de populações com necessidades específicas, que deverão ser compreendidos como pontos de partida para possíveis variáveis, de acordo com as características e potencial de cada criança/jovem.

 

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para receber o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar esse registo.

CONTEÚDOS

  1. Enquadramento da temática: pressupostos ético-filosóficos, conceitos relevantes, análise crítica de programas nacionais e internacionais de criação plástica em contextos diversos, impacto e contributo de artistas com incapacidade no campo das artes plásticas.
  2. Propostas de experimentação plástica: exercícios simples com materiais e técnicas com alto potencial expressivo e transdisciplinar, análise e realização de propostas com base em ferramentas digitais, conceção de uma proposta de experimentação plástica original, modalidade e instrumentos de avaliação da intervenção e dos participantes com necessidades específicas.
  3. Partilha das propostas concebidas pelas/os formandas/os.

 

AVALIAÇÃO

  1. Preenchimento de um questionário.
  2. Realização de um relatório final individual sobre a formação.

A avaliação tem uma escala de 1 a 10 valores, considerando-se classificação positiva a partir de 5 valores. Será atribuído um número de horas de formação, de acordo com o registo de acreditação do CCPFC. Neste caso serão 12 horas.

Filipa Rodrigues

Filipa Rodrigues

Filipa Rodrigues é investigadora integrada no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes e investigadora colaboradora no CIIS (Universidade Católica) e no Ci&DEI (Politécnico de Leiria). Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, é desde 2017 docente no Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) e doutoranda em Ciências da Cognição e Linguagem na Universidade Católica Portuguesa. Professora de Educação Visual e Tecnológica pela ESEP, Politécnico do Porto, com profissionalização em Educação Especial, formação pós-graduada em Arts, Craft & Design pela Universidade de Surrey e na Abordagem Snoezelen pelo ISNA – International Snoezelen Association. Professora desde 1998 no Ensino Básico com experiência multidisciplinar em diversos níveis de ensino. É membro da comissão científica da revista “Imaginar”, publicação da APECV. Lidera, neste momento, um grupo de menores refugiados no âmbito da SPEAK, uma ONG com projeto de inovação Social.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada na dimensão científica e pedagógica

Duração da formação

12 horas

Grupos de Recrutamento

Grupo 240, Grupo 600, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

Formador/a

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