A (não) aceitação da obra de arte contemporânea – 3ª edição

Data: 29 abril 2023
Duração: 4 horas

WORKSHOP ONLINE
Para docentes de todos os níveis de ensino
Prazo limite de inscrição: 24 abril 2023

“Isto é arte?”, “Isto também eu fazia!” – Já ouviu isto dos seus alunos? Muitos espectadores caem na tentação de dizer frases como estas perante uma obra de arte contemporânea. Isso acontece porque a arte contemporânea rompe com ideias pré-concebidas, podendo passar, por exemplo, pela apropriação do objeto banal ou pela abordagem da obra como conceito, o que, para muitas pessoas, é difícil de compreender e de aceitar. Este workshop destina-se a docentes que pretendam conhecer o vocabulário da arte contemporânea e levar para as suas aulas exercícios simples que ajudem a quebrar preconceitos e a desmontar as barreiras da aceitação da obra de arte.

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Esgotado

Categorias:

Duração: 4 horas
Data: 29 abril 2023
Horário: 9h-13h
Local: Online, no Zoom
Formadora: Fabrícia Valente
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino
Acreditação: Este workshop é acreditado como Ação de Curta Duração de 4 horas
Centro de formação: CFAE AVCOA

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SINOPSE

O percurso que se faz ao longo da arte Moderna no sentido da desmaterialização e/ou dessacralização do objeto artístico passa por diferentes processos e abordagens, consoante os movimentos artísticos e as motivações políticas e económicas de cada momento da história da arte. Da apropriação do objeto banal à abordagem da obra enquanto conceito e não matéria leva a que muitos espectadores caiam na tentação das afirmações “porque é que isto é arte?” ou “isto também eu fazia!”. Numa leitura historicista, mas sobretudo provocadora, iremos estabelecer uma linha temporal de inquietações e fruições artísticas desde o início do século XX até à nossa contemporaneidade, na tentativa de, juntos, quebrarmos preconceitos e estabelecermos relações entre o ato criativo e os modelos sociais que nos levam à (não) aceitação da obra de arte contemporânea. O workshop é realizado com 2h30 dedicadas a conteúdos teóricos e 1h30 dedicadas a um exercício realizado com os participantes e respetiva discussão.

 

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. A discussão de ‘O que é Arte’ no séc. XX e XXI
  2. Do objeto banal ao objeto artístico
  3. A rejeição do belo absoluto e a conceção de um belo subjetivo
  4. Artista versus Artesão
  5. Recurso a materiais industriais e tecnológicos na Arte Moderna
  6. Os pulsares sociais e políticos como motivação de vanguarda
  7. A Obra aberta – espectador participativo
  8. Do objeto artístico palpável ao objeto conceptual

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

  • 1 folha de papel máquina
  • 1 lápis de cor (cor à escolha)
  • 1 garrafa de água vazia
  • 1 tubo cola líquida

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

Fabrícia Valente

Fabrícia Valente

Fabrícia Valente é doutoranda em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos no ISCTE e licenciada em Arquitetura pela Universidade de Évora. Interessa-se pela multidisciplinaridade da Arquitetura e as possibilidades de interface das suas fronteiras disciplinares, nomeadamente com as Artes Plásticas, a Música e o Cinema. Desenvolve a sua prática profissional entre a curadoria, a curadoria educativa, a mediação artistica e a investigação. Trabalhou na curadoria e programação do Pavilhão KAIROS, realizou vários projetos de curadoria pedagógica para vários museus em Lisboa, desenvolveu a curadoria artistica da exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, em Algés e encontra-se a desenhar dois projetos de curadoria, nas araeas da musica e da pedagogia artistica. Trabalha em Mediação Cultural nas áreas da Arquitetura e das Artes Plásticas no MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, no Museu Coleção Berardo, no CCB, na State of the Art e colaborou pontualmente com a Trienal de Arquitetura de Lisboa. Desenvolveu projetos pedagógicos e artísticos em mais de 200 exposições e projetos de continuidade entre instituições museológicas e instituições de ensino. Leciona na licenciatura de Media Production, numa parceria entre a ETIC, PT e a Solent University, UK. Faz parte da redação da secção de Arquitetura da Umbigo Magazine, da qual já foi editora e pertenceu à última redação do J_A (Jornal de Arquitetos).

Informação adicional

Acreditação

Acreditada no âmbito geral como ACD

Duração da formação

Curta duração

Grupos de Recrutamento

Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

Formador/a
Modalidade

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