Antotipia com Cores da Natureza

Data: 21 janeiro 2024
Duração: 2 horas

WEBINAR – ONLINE
Professoras/es, educadoras/es e mediadoras/es com interesse no tema.

Este é um webinar dedicado à exploração da antotipia, uma técnica fotográfica sustentável que utiliza corantes extraídos de plantas e alimentos para criar imagens únicas e efémeras. Nesta sessão de 2 horas, será abordado o processo de extração de corantes naturais, destacando a escolha de materiais e ingredientes que influenciam o resultado final. Além disso, iremos explorar possibilidades de intervenções criativas que vão além da prática convencional da antotipia, permitindo ampliar o potencial artístico desta técnica. Combinando teoria e exemplos práticos, este webinar oferece perspetivas valiosas, tanto para iniciantes como para quem deseja aprofundar conhecimentos sobre esta técnica ecológica e experimental. Venha descobrir as infinitas possibilidades criativas de pintar com a luz e as cores da natureza!

Inscrições encerradas.

20,00 

Esgotado

Categorias:

Duração: 2 horas
Data: 21 janeiro 2025
Horário: 18h-20h
Local: Online, no Zoom
Formadora: Marta Ornelas
Destinatários: Pessoas professoras, educadoras e mediadoras interessadas no tema.
Esta formação não é acreditada no âmbito da formação contínua de docentes.
O webinar é gravado e fica disponível por 20 dias.

Inscrições encerradas.

 

SINOPSE

Este webinar explora a antotipia, uma técnica fotográfica artesanal que utiliza corantes naturais extraídos de plantas para criar imagens únicas. Durante 2 horas, iremos abordar os princípios desta prática, desde a sua origem no século XIX até ao seu uso contemporâneo como forma de experimentação artística sustentável. O programa inclui a explicação do processo de extração de corantes a partir de alimentos e plantas, bem como os critérios para selecionar os materiais mais adequados. Serão apresentados os passos essenciais para preparar o papel e aplicar os corantes, além de fatores determinantes como a intensidade da luz e o tempo de exposição na obtenção de resultados. Para além da técnica básica, este webinar explora intervenções criativas que ampliam as possibilidades artísticas da antotipia. Adicionalmente, discutiremos como os ajustes químicos com substâncias naturais podem alterar tonalidades e intensidades, enriquecendo o processo criativo. Este encontro destina-se a artistas, educadores e interessados em práticas fotográficas alternativas ou ecológicas. O objetivo é partilhar ferramentas e ideias para explorar o potencial expressivo da antotipia, promovendo uma reflexão sobre a relação entre a arte, a natureza e o tempo.

SOBRE O CERTIFICADO: Receberá um certificado da Arte Central. Esta formação não é acreditada no âmbito da formação contínua de docentes.

CONTEÚDOS

1. Breve panorama histórico, práticas artísticas ecológicas e princípios básicos.
2. Métodos de extração dos corantes naturais a partir de alimentos e plantas.
3. Aplicação dos corantes e exposição à luz.
4. Intervenções criativas e aplicações artísticas.
5. Troca de ideias com os participantes.

Marta Ornelas

Marta Ornelas, investigadora, professora e formadora de professores, fundadora da Arte Central.

Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. O seu interesse pela educação artística levou-a a especializar-se na Universidade de Barcelona, onde fez o Doutoramento em Artes e Educação. A sua atividade passa também pela formação de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Editora Caleidoscópio. Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Informação adicional

Modalidade

Duração da formação

Curta duração

Formador/a

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