Arte contemporânea – uma forma de expressão experimental e multidisciplinar

Data: 28 maio e 4 junho 2022
Duração: 15 horas

ARTE CONTEMPORÂNEA – UMA FORMA DE EXPRESSÃO EXPERIMENTAL E MULTIDISCIPLINAR
Artes Visuais – Educação Visual e Tecnológica – Educação Especial

Para mais informações, escreva-nos para info@artecentral.pt

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Categories:

Duração: 15 horas
Data: 28 maio e 4 junho 2022
Horário: 9h-13h e 14h-17h30 em ambos os dias
Local: Online, no Zoom
Formadora: Marta Ornelas
Destinatários: Educadoras/es de Infância, Professoras/es dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professoras/es de Educação Especial; outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes.
Acreditação: Este curso é acreditado pelo CCPFC e creditado com 15 horas na componente geral de formação.
Centro de formação: Almada Negreiros.
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110165/20

Este curso é realizado em parceria com a APECV.

Para mais informações, escreva-nos para info@artecentral.pt.

 

SINOPSE

Este curso tem como finalidade apresentar hipóteses de abordagem aos processos de arte contemporânea nos níveis de ensino do jardim de infância, primeiro e segundo ciclo. Ainda que sejam níveis de ensino muito diferentes, a tónica é colocada no conhecimento dos materiais, as técnicas e das questões que a arte contemporânea levanta, de forma a que professoras/es e educadoras/es trabalhem a arte na escola de um modo interdisciplinar e criativo. Este curso, de vertente prática, pretende explorar a arte contemporânea como uma forma de expressão artística experimental e multidisciplinar, promovendo a aproximação dos docentes à produção artística que reflete e questiona o presente, através do debate e da partilha. O curso é realizado em parceria com o Centro Cultural de Cascais, através do Serviço Educativo do Bairro dos Museus / Fundação D. Luís I.

OBJETIVOS

  1. Dotar os docentes de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação à arte contemporânea.
  2. Incentivar os docentes à dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
  3. Explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
  4. Motivar educadoras/es e professoras/es para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.

 

AVALIAÇÃO

  1. Realização das tarefas (individual e/ou em grupo)
  2. Apresentação e discussão dos trabalhos realizados ao longo das sessões e na sessão final
  3. Relatório final individual (obrigatório).

A avaliação tem uma escala de 1 a 10 valores, considerando-se classificação positiva a partir de 5 valores. Será atribuído um número de horas de formação, de acordo com o registo de acreditação do CCPFC. Neste caso serão 15 horas.

Marta Ornelas

Marta Ornelas é professora, formadora e investigadora em Artes e Educação.

Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. Fez o Doutoramento em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. É investigadora no CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes). Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É membro da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual e da Rede Ibero-Americana de Educação Artística. Realizou o mestrado em Museologia e Património, na Universidade Nova de Lisboa, e a licenciatura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Fez formação diversificada no âmbito da educação artística e da educação em museus e profissionalizou-se em serviço docente pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada no âmbito geral

Duração da formação

15 horas

Grupos de Recrutamento

Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

Formador/a

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