Como chega a Arte contemporânea à sala de aula?

Data: 26 fevereiro 2022
Duração: 4 horas

WORKSHOP ONLINE
Todos os níveis de ensino

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Este workshop destina-se a docentes que encontram potencial crítico e criativo na arte contemporânea, mas não sentem segurança para abordar o tema. A componente teórica que sustenta este workshop permitirá uma imersão nos conteúdos e ajudará no caminho para a descodificação da arte contemporânea. Os exercícios práticos propostos podem ser ajustados depois a cada sala de aula, possibilitando a inclusão da arte contemporânea no currículo escolar de diferentes níveis de ensino. Podem inscrever-se também outras pessoas interessadas que não sejam docentes.

36,00 

Esgotado

Categories:

Duração: 4 horas
Data: 26 fevereiro 2022
Horário: 9h-13h
Local: Online, no Zoom
Formadora: Marta Ornelas | Convidada: Fabrícia Valente
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino e grupos de recrutamento; outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes.
Acreditação: Este workshop é acreditado para docentes como Ação de Curta Duração.
Centro de formação: CFAE AVCOA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

SINOPSE

A Arte Contemporânea, pelo ditar da cronologia da história da arte e pela resistência que revela provocar no público, continua a estar, muitas vezes, ausente dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A linha do tempo parece terminar na modernidade, sem se decifrar a herança que os artistas modernos nos deixam para a leitura dos nossos dias. Dos contextos políticos e económicos, às possibilidades tecnológicas de hoje, o que temos de novo para debater? Porque o falar do agora revela tantas dificuldades? Fora dos museus, sem terem realmente acesso às obras de arte, que estratégias poderão ter os docentes para pensar o mundo com as suas turmas, em contexto escolar, através dos artistas do nosso tempo? Com que ferramentas e metodologias podem caminhar para a descodificação das artes visuais num domínio cada vez mais conceptual? Nesta formação abrimos o debate sobre como docente, obra de arte e estudante jogam num complexo tabuleiro de xadrez.

 

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. As barreiras do espectador em relação à Arte Contemporânea.
  2. A conceptualização do objeto artístico.
  3. O papel da mediação artística na produção de pensamento crítico.
  4. O ensino formal vs. informal.
  5. Recetor e emissor – quem é quem?

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

  • uma lâmpada (pode já não funcionar)
  • uma caneta de acetato
  • uma folha A3
  • uma caneta de feltro
  • fita cola

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

A formação é dinamizada por Marta Ornelas, tendo como convidada a Arquiteta Fabrícia Valente.

Fabrícia Valente

Fabrícia Valente

Fabrícia Valente é doutoranda em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos no ISCTE e licenciada em Arquitetura pela Universidade de Évora. Interessa-se pela multidisciplinaridade da Arquitetura e as possibilidades de interface das suas fronteiras disciplinares, nomeadamente com as Artes Plásticas, a Música e o Cinema. Foi Curadora na área da Música Pop e Programadora do Pavilhão KAIROS. Desenvolveu o projeto O Gesto como Tradução no ciclo de Arquitetura e Teatro no Festival de Teatro de Almada e encontra-se a desenvolver um projeto artístico sobre a resposta sexual feminina, para um novo museu, em Lisboa. Trabalha em Mediação Cultural nas áreas da Arquitetura e das Artes Plásticas no MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, no Museu Coleção Berardo, no CCB, na State of the Art e na Trienal de Arquitetura de Lisboa.
Desenvolveu projetos pedagógicos e artísticos em mais de 170 exposições e projetos de continuidade entre instituições museológicas e instituições de ensino. Leciona na licenciatura de Media Production, numa parceria entre a ETIC, PT e a Solent University, UK. É editora da secção de Arquitetura da Umbigo Magazine e pertenceu à ultima redação do J_A (Jornal de Arquitetos).

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada no âmbito geral como ACD

Duração da formação

Curta duração

Grupos de Recrutamento

Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

Formador/a

Produtos relacionados