Arte e educação para a sustentabilidade

Data: 1, 15 e 22 fevereiro 2025
Duração: 25 horas

CURSO ONLINE
Para docentes dos grupos 240 e 600
Prazo limite de inscrição: 27 janeiro 2025
ESGOTADO!

Esta formação pretende estimular os docentes a integrarem nas suas práticas estratégias de preservação e salvaguarda do meio ambiente. Partimos da exploração do trabalho de artistas contemporâneos que refletem sobre a sustentabilidade ambiental, despertando uma consciência crítica. Conhecemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como contributo para a Agenda 2030, e visitamos o Museu da Água em visita virtual. Criamos materiais naturais para a produção artística, promovendo o contacto e a relação com a natureza, constituindo-se estas próprias práticas como processos artísticos. Este curso é realizado em parceria com o Museu da Água da EPAL.

120,00 

Esgotado

Categorias:

Duração: 25 horas
Data: 1, 15 e 22 fevereiro 2025
Horário: ver abaixo.
Local: Online, no Zoom
Formadora: Marta Ornelas e Margarida Filipe
Destinatários: Docentes dos grupos 240 e 600
Acreditação: Este curso é acreditado para docentes na componente científica com a duração de 25 horas
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 27 janeiro 2025
Vagas disponíveis: 24

ESGOTADO!

 

Datas e horário:
1 fevereiro das 9h às 13h e das 14h às 18h (síncrona)
8 fevereiro das 9h às 13h e das 14h às 18h (assíncrona – horário flexível)
15  fevereiro das 9h às 13h (síncrona)
15 fevereiro das 14h às 16h (assíncrona – horário flexível)
22 fevereiro das 10h às 13h (síncrona)

 

SINOPSE

Esta formação pretende estimular os docentes a integrarem nas suas práticas estratégias de preservação e salvaguarda do meio ambiente. Partimos da exploração do trabalho de artistas que refletem sobre a sustentabilidade ambiental, despertando uma consciência crítica. Conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável torna-se imprescindível para a consciencialização, contribuindo para o estabelecido na Agenda 2030. Para promover uma cidadania ativa, responsável e informada, bem como para impulsionar atitudes e valores de sustentabilidade, é abordada a criação de materiais naturais para a produção artística, promovendo o contacto e a relação com a natureza, constituindo-se estas próprias práticas como processos artísticos. Este curso é realizado em parceria com o Museu da Água da EPAL, onde faremos uma visita guiada virtual.

 

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. Ligação entre a educação artística e a vida quotidiana: a relação entre a educação artística, na componente das artes visuais, e as problemáticas da sociedade civil, nomeadamente no que respeita às temáticas ambientais, com vista à criação de propostas educativas que resultem em aprendizagens significativas por parte das crianças e dos jovens.
  2. Relação entre a arte e as temáticas de sustentabilidade ambiental: demonstração, através de exemplos concretos, de práticas artísticas e de obras de arte nas quais os artistas expuseram as suas preocupações ambientais, como forma de sensibilização, sobre temas variados, dando a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente os seguintes: 6 – água potável e saneamento; 12 – produção e consumo sustentáveis; 13 – ação climática; 14 – proteger a vida marinha; 15 – proteger a vida terrestre.
  3. Metodologias de criação artística como processos transversais de aprendizagem, descoberta e questionamento, em colaboração: abordagem prática a processos metodológicos artísticos que ajudem na elaboração de enunciados de trabalho que contemplem o trabalho colaborativo, a resolução de problemas e a integração das artes com outras áreas do conhecimento.
  4. Experimentação e criação de materiais artísticos sustentáveis: exploração criativa da natureza como cenário e como lugar de recursos que se constituem como matéria-prima para a exploração plástica.
  5. Criação de um objeto artístico, através da reutilização de materiais e desperdícios e/ou da utilização dos materiais artísticos criados anteriormente: criação artística a partir de um tema-problema diretamente relacionado com um dos temas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade; trata-se de um exercício que também é de exploração plástica e que prevê uma relação holística entre indivíduos e natureza, contribuindo para a sua formação pessoal e social, para poder ser explorado em sala de aula, com a devida adequação a cada contexto escolar.
  6. Apresentação e partilha de resultados: individualmente e em grupo.

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

Serão indicados em breve.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação de cada participante, serão tidos em conta o relatório final individual, a participação e os trabalhos realizados durante o curso. A escala de avaliação é de 1 a 10. Considera-se uma classificação positiva a partir de 5 valores, bem como a seguinte escala de aproveitamento: 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) trabalho realizado; 2) participação; 3) relatório individual.
Para ter aproveitamento, cada participante terá também de estar presente em, pelo menos, 2/3 das sessões (neste caso terá de estar online nas sessões Zoom marcadas).

Marta Ornelas

Marta Ornelas, investigadora, professora e formadora de professores, fundadora da Arte Central.

Marta Ornelas é professora há mais de 25 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. Doutorou-se em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. A sua atividade passa também pela formação certificada de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros sobre o ensino e a aprendizagem das artes. É membro da comissão científica do Congresso Internacional Matéria Prima (Ensino Artístico) e revisora de artigos da Revista Midas (Educação em Museus) e do IJABER – International Journal of Arts-Based Educational Research, entre outras publicações. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural. Recebeu o Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

 

Margarida Filipe

Margarida Filipe Ramos, mediadora cultural e mestre em Educação Artística

Margarida Filipe é mestre em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Pós-Graduada em Cidadania Ambiental e Participação pela Universidade Aberta. Licenciou-se em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto de Novas Profissões, e ingressou em 1998 nos quadros da EPAL, S.A. onde desempenhou várias funções no Gabinete de Imagem e Comunicação. Desde 2001 desempenha funções no Museu da Água da EPAL, em Lisboa, nas áreas da comunicação e no serviço educativo, tendo como áreas de especialização a comunicação escolar e o desenvolvimento de conteúdos e atividades relacionadas com a água nas vertentes da educação artística e ambiental. É também formadora certificada de Professores pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Tem um livro publicado, premiado pela Sociedade Ponto Verde, sobre educação e valores ambientais, ligando os museus à educação.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada na dimensão científica e pedagógica

Duração da formação

25 horas

Grupos de Recrutamento

Grupo 240, Grupo 600

Formador/a

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