Arte e educação para a sustentabilidade

Arte e educação para a sustentabilidade

Data: 4, 18 e 25 março 2023
Duração: 25 horas

CURSO ONLINE
Para docentes dos grupos 240 e 600
Prazo limite de inscrição: 28 fevereiro 2023

Esta formação pretende estimular os docentes a integrarem nas suas práticas estratégias de preservação e salvaguarda do meio ambiente. Partimos da exploração do trabalho de artistas contemporâneos que refletem sobre a sustentabilidade ambiental, despertando uma consciência crítica. Conhecemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como contributo para a Agenda 2030, e visitamos o Museu da Água em visita virtual. Criamos materiais naturais para a produção artística, promovendo o contacto e a relação com a natureza, constituindo-se estas próprias práticas como processos artísticos. Este curso é realizado em parceria com o Museu da Água da EPAL.

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Duração: 25 horas
Data: 4, 18 e 25 março 2023
Horário: ver abaixo.
Local: Online, no Zoom
Formadora: Marta Ornelas e Margarida Filipe
Destinatários: Docentes dos grupos 240 e 600
Acreditação: Este curso é acreditado para docentes na componente científica com a duração de 25 horas
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 28 fevereiro 2023

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Datas e horário:
4 março das 9h às 13h e das 14h às 18h (síncrona)
11 março das 9h às 13h e das 14h às 18h (assíncrona)
18 março das 9h às 13h (síncrona)
18 março das 14h às 16h (assíncrona)
25 março das 10h às 13h (síncrona)

 

SINOPSE

Esta formação pretende estimular os docentes a integrarem nas suas práticas estratégias de preservação e salvaguarda do meio ambiente. Partimos da exploração do trabalho de artistas que refletem sobre a sustentabilidade ambiental, despertando uma consciência crítica. Conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável torna-se imprescindível para a consciencialização, contribuindo para o estabelecido na Agenda 2030. Para promover uma cidadania ativa, responsável e informada, bem como para impulsionar atitudes e valores de sustentabilidade, é abordada a criação de materiais naturais para a produção artística, promovendo o contacto e a relação com a natureza, constituindo-se estas próprias práticas como processos artísticos. Este curso é realizado em parceria com o Museu da Água da EPAL, onde faremos uma visita guiada virtual.

 

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. Ligação entre a educação artística e a vida quotidiana: a relação entre a educação artística, na componente das artes visuais, e as problemáticas da sociedade civil, nomeadamente no que respeita às temáticas ambientais, com vista à criação de propostas educativas que resultem em aprendizagens significativas por parte das crianças e dos jovens.
  2. Relação entre a arte e as temáticas de sustentabilidade ambiental: demonstração, através de exemplos concretos, de práticas artísticas e de obras de arte nas quais os artistas expuseram as suas preocupações ambientais, como forma de sensibilização, sobre temas variados, dando a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente os seguintes: 6 – água potável e saneamento; 12 – produção e consumo sustentáveis; 13 – ação climática; 14 – proteger a vida marinha; 15 – proteger a vida terrestre.
  3. Metodologias de criação artística como processos transversais de aprendizagem, descoberta e questionamento, em colaboração: abordagem prática a processos metodológicos artísticos que ajudem na elaboração de enunciados de trabalho que contemplem o trabalho colaborativo, a resolução de problemas e a integração das artes com outras áreas do conhecimento.
  4. Experimentação e criação de materiais artísticos sustentáveis: exploração criativa da natureza como cenário e como lugar de recursos que se constituem como matéria-prima para a exploração plástica.
  5. Criação de um objeto artístico, através da reutilização de materiais e desperdícios e/ou da utilização dos materiais artísticos criados anteriormente: criação artística a partir de um tema-problema diretamente relacionado com um dos temas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade; trata-se de um exercício que também é de exploração plástica e que prevê uma relação holística entre indivíduos e natureza, contribuindo para a sua formação pessoal e social, para poder ser explorado em sala de aula, com a devida adequação a cada contexto escolar.
  6. Apresentação e partilha de resultados: individualmente e em grupo.

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

Serão indicados em breve.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação de cada participante, serão tidos em conta o relatório final individual, a participação e os trabalhos realizados durante o curso. A escala de avaliação é de 1 a 10. Considera-se uma classificação positiva a partir de 5 valores, bem como a seguinte escala de aproveitamento: 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) trabalho realizado; 2) participação; 3) relatório individual.
Para ter aproveitamento, cada participante terá também de estar presente em, pelo menos, 2/3 das sessões (neste caso terá de estar online nas sessões Zoom marcadas).

Marta Ornelas

Marta Ornelas é professora, formadora e investigadora em Artes e Educação.

Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. A sua paixão pela educação artística levou-a a especializar-se na Universidade de Barcelona, onde fez o Doutoramento em Artes e Educação. A sua atividade passa também pela formação de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural.

 

Margarida Filipe

Margarida Filipe Ramos, mediadora cultural e mestre em Educação Artística

Margarida Filipe é mestre em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Pós-Graduada em Cidadania Ambiental e Participação pela Universidade Aberta. Licenciou-se em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto de Novas Profissões, e ingressou em 1998 nos quadros da EPAL, S.A. onde desempenhou várias funções no Gabinete de Imagem e Comunicação. Desde 2001 desempenha funções no Museu da Água da EPAL, em Lisboa, nas áreas da comunicação e no serviço educativo, tendo como áreas de especialização a comunicação escolar e o desenvolvimento de conteúdos e atividades relacionadas com a água nas vertentes da educação artística e ambiental. É também formadora certificada de Professores pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Tem um livro publicado, premiado pela Sociedade Ponto Verde, sobre educação e valores ambientais, ligando os museus à educação.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada na dimensão científica e pedagógica

Duração da formação

25 horas

Grupos de Recrutamento

Grupo 240, Grupo 600

Formador/a

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