Corpo, Movimento e Desenho

Data: 19 maio a 17 junho 2025
Duração: 25 horas

CURSO EM B-LEARNING
Para docentes de todos os grupos
Com SEGNI MOSSI

Esta formação inovadora vai permitir-lhe descobrir novas possibilidades de enriquecimento das aprendizagens na sua sala de aula, integrando o desenho e o movimento como ferramentas essenciais para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. A formação oferece uma abordagem interdisciplinar que liga o corpo e as artes visuais, promovendo a criatividade, a expressão e o pensamento crítico em atividades que podem ser facilmente adaptadas ao contexto escolar. Com uma componente presencial chamada YELLOW Training (de 6 horas) conduzida pelo prestigiado grupo italiano Segni Mossi – referência internacional em práticas artísticas e educativas – terá a oportunidade única de explorar metodologias práticas e inspiradoras, orientadas por especialistas em integrar o movimento e o desenho em ambientes educativos. Esta é uma oportunidade de capacitação única para docentes que desejam inovar as suas práticas pedagógicas e transformar a sala de aula de artes num espaço de experimentação e interdisciplinaridade.

Aguardamos a acreditação desta formação pelo CCPFC no âmbito da formação contínua de professores para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (25 horas). Ao realizar a sua inscrição aceita que este não é, para já, um curso acreditado e que não existe qualquer garantia de deferimento do pedido de acreditação.

As vagas são preenchidas por ordem de pagamento.

Se não é docente e trabalha em educação não-formal também se pode inscrever.
Se pretende frequentar apenas o workshop com os Segni Mossi sem a restante componente de formação de professores também se pode inscrever. A participação apenas no workshop não representa qualquer alteração no preço da inscrição.
Os Segni Mossi estarão no Porto a 25 de Maio para uma formação presencial. Para mais informações sobre a formação no Porto contacte nucleo.de.formacao@polismontessori.pt

250,00 

Em stock

Duração: 25 horas
Datas: 19 maio a 17 junho 2025
Horário: ver abaixo.
Local: Online (no Zoom) + 1 sessão presencial (em Lisboa)
Formadores: Segni Mossi, Marta Ornelas e Ricardo Guerreiro Campos
Destinatários: Docentes de todos os grupos de recrutamento
Acreditação: Aguardamos a acreditação desta formação pelo CCPFC no âmbito da formação contínua de professores para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (25 horas).
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 10 maio 2025
Vagas limitadas.

Datas e Horário
19 maio – 18h30-20h30 (online síncrona, não gravada)
22 maio – 18h30-20h30 (online síncrona, não gravada)
24 maio – 10h00-13h00 e 14h00-17h00 (presencial em Lisboa, com os Segni Mossi)
28 maio – 18h00-21h00 (online assíncrona)*
30 maio – 18h00-21h00 (online assíncrona)*
04 junho – 18h00-21h00 (online assíncrona)*
11 junho – 18h00-21h00 (online assíncrona)*
16 junho – 18h30-20h00 (online síncrona, não gravada)
17 junho – 18h30-20h00 (online síncrona, não gravada)

*O horário das sessões online assíncronas serve apenas de referência, podendo ser cumprido noutro momento.

 

SINOPSE

Esta formação em modalidade de b-learning parte da necessidade de uma abordagem interdisciplinar na educação artística, que valorize o corpo em movimento e o desenho como elementos centrais no desenvolvimento integral das crianças e jovens. Compreendendo a educação a partir de uma visão holística, propõem-se metodologias que integram a expressão corporal e o desenho como práticas complementares, potenciando a criatividade e o pensamento crítico. A componente presencial do curso ocorre em colaboração com o grupo Segni Mossi, referência internacional em práticas artísticas e educativas, o que reforça o impacto desta formação, capacitando os docentes para proporem em sala de aula atividades que unam movimento, desenho e artes visuais.

NOTAS IMPORTANTES:

  1. Se é docente, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.
  2. As sessões online síncronas não são gravadas.
  3. A sessão presencial com os Segni Mossi será em inglês, com tradução imediata das informações mais relevantes. Pode expressar-se em português; ajudaremos na comunicação com a Simona e o Alessandro. As sessões online serão em português, conduzidas pela Marta e pelo Ricardo.
  4. Aguardamos a acreditação desta formação pelo CCPFC no âmbito da formação contínua de professores para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (25 horas).
  5. Os Segni Mossi estarão no Porto a 25 de Maio para uma formação presencial. Para mais informações contacte nucleo.de.formacao@polismontessori.pt

 

CONTEÚDOS

  1. Apresentação: Objetivos e contextualização do curso; partilha do contexto de trabalho de cada participante.
    Movimento e desenho em diálogo: Reflexões teóricas sobre práticas artísticas que integram o desenho como registo do movimento corporal e como meio de expressão visual.
  2. O corpo e o desenho como presença no espaço: Exploração de práticas artísticas que promovem a interação entre corpo, movimento e traços visuais no espaço, no âmbito de uma educação artística multidisciplinar.
  3. Workshop prático com os Segni Mossi: Experimentação de técnicas que aliam o movimento do corpo e o desenho, com foco na aplicabilidade educativa.
  4. Criação e implementação de propostas pedagógicas: Desenvolvimento de atividades que combinem movimento e desenho, no contexto escolar.
  5. Partilha de resultados e reflexão final: Apresentação dos projetos realizados, com debate sobre aprendizagens e impacto no contexto pedagógico.

 

MATERIAIS:

  • Todos os materiais para a sessão presencial estão incluídos no valor da inscrição.
  • Para aproveitar ao máximo as atividades propostas, sugerimos que use roupa confortável, que permita liberdade de movimentos. Durante a formação, as atividades serão realizadas sem calçado, por isso, traga meias antiderrapantes se preferir.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação de cada participante, serão tidos em conta o relatório final individual, a participação e os trabalhos realizados durante o curso. A escala de avaliação é de 1 a 10. Considera-se uma classificação positiva a partir de 5 valores, bem como a seguinte escala de aproveitamento: 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) trabalho realizado; 2) participação; 3) relatório individual.
Para ter aproveitamento, cada participante terá também de estar presente em, pelo menos, 2/3 das sessões (neste caso de b-learning terá de comparecer fisicamente na sessão presencial e online nas sessões Zoom marcadas).

Segni Mossi

Projeto Segni Mossi - Alessandro Lumare e Simona Lobefaro

Segni Mossi é um projeto de pesquisa nascido em 2014, por Alessandro Lumare e Simona Lobefaro, com o objetivo de investigar a interação entre dança e as artes visuais com crianças e adultos. É parceiro do Mus-e Italia para promover a inclusão social através da arte nas escolas públicas primárias de Roma. O projeto foi selecionado pela organização HundrED como um dos 100 projetos de educação mais inovadores em todo o mundo em 2017 e 2019. Segni Mossi já apresentou os seus cursos, performances e workshops em mais de vinte países.

Simona Lobefaro tem uma formação multidisciplinar cujo eixo é a dança contemporânea, a dança de investigação e a performance. É coreógrafa do MAddAI e faz parte do grupo de dança de investigação Sistemi Dinamici Altamente Instabili. Realiza oficinas de dança para adultos e crianças.

Alessandro Lumare é ilustrador e artista visual. É autor de livros ilustrados infantis e formador em artes com adultos e crianças. Possui experiências profissionais como videomaker, performer e operador sociocultural.

 

Marta Ornelas

Marta Ornelas, professora e formadora de professores, fundadora da Arte Central.

Marta Ornelas é professora há mais de 25 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. Doutorou-se em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. A sua atividade passa também pela formação certificada de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros sobre o ensino e a aprendizagem das artes. É membro da comissão científica do Congresso Internacional Matéria Prima (Ensino Artístico) e revisora de artigos da Revista Midas (Educação em Museus) e do IJABER – International Journal of Arts-Based Educational Research, entre outras publicações. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural. Recebeu o Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

 

Ricardo Guerreiro Campos

Ricardo Guerreiro Campos, artista, ator, performer, educador, arte para e com a infância

Ricardo Guerreiro Campos é artista-educador, mediador e investigador. Tem desenvolvido o seu trabalho em diferentes contextos de educação e de criação. Nos últimos anos tem colaborado com estruturas que desenvolvem trabalho no âmbito dos cruzamentos entre as artes visuais, a performance, o teatro e a educação. Atualmente é diretor artístico do Teatro As Avozinhas, um grupo de teatro comunitário com mulheres da vila de Palmela, e mediador de leitura na Livraria Culsete, onde os livros, uma vez por mês, são postos ao alto. Em 2021 fez surgir Olhos de Gigante, um projeto de investigação e criação em Arte e Educação. Está particularmente interessado na pesquisa da experiência sensorial como dispositivo fundamental no processo de ensino-aprendizagem, bem como em convocar o ‘estado de ateliê’ a partir do corpo, na e com a infância.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Não acreditada

Duração da formação

25 horas

Grupos de Recrutamento

Todos os Grupos

Formador/a

, ,

Produtos relacionados