Corpos, espaços e objetos: a escola como preposição interdisciplinar

Data: 20 maio 2023
Duração: 6 horas
Local: Galeria Antecâmara – R. de Cabo Verde 17A, 1170-202 Lisboa

WORKSHOP PRESENCIAL
Para docentes de todos os níveis de ensino e outras pessoas interessadas

Este workshop acontece numa exposição e destina-se a docentes e outras pessoas que trabalham em educação e mediação cultural. Vamos refletir sobre o que é aprender e o que é ensinar com Os Espacialistas e a curadora Fabrícia Valente. A exposição apresenta três Porta-Escolas, que são objetos de escultura-arquitectura pedagógica e que são também veículos de aprendizagens sobre os quais podemos criar possibilidades de encontro entre os espaços quotidianos do habitar, da escola, do recreio, do trabalho, da família e outros espaços de interdição do corpo individual e colectivo, onde o aprender acontece no diálogo entre todos eles. Os Espacialistas são um grupo de investigação teórica e prática das ligações transdisciplinares entre Arte, Arquitectura e Educação.

57,00 

Esgotado

Duração: 6 horas
Data: 20 maio 2023
Horário: 10h00-13h00 e 14h30-17h30
Local: Galeria Antecâmara – R. de Cabo Verde 17A, 1170-202 Lisboa
Formadores: Fabrícia Valente e Os Espacialistas
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino e outras pessoas que trabalham em mediação cultural.
Acreditação: Este workshop é acreditado para docentes como Ação de Curta Duração de 6 horas
Centro de formação: CFATEXXI

 

SINOPSE

Ante-Escola é um projecto de curadoria pedagógica e mediação artística que procura situar-se entre o corpo, a arte e os lugares de ensino. Numa relação directa entre a obra de arte e a pedagogia, o objeto mediador e artístico são um só. A partir da exposição deste projeto, na Galeria Antecâmara, com o coletivo Os Espacialistas e curadoria de Fabrícia Valente, este workshop propõe uma experiência laboratorial entre as obras de arte da exposição – três Porta-Escolas carregados de ideias de corpos, espaços e objetos – e a partilha de processos e estratégias interdisciplinares. Os Porta-Escolas, enquanto escultura-arquitectura pedagógica, são veículos de aprendizagens, onde Os Espacialistas, através de temas como “ver, andar e falar”, “medir e mediar” ou “esquiçar, desenhar e operar”, nos apresentam obje(s)tos artísticos que são Pontos de Encontro a partir dos quais professores e alunos serão convidados a dialogar sobre o aprender e a repensar o ensinar. Tratando o ensino de forma multidisciplinar, a fotografia, o desenho, a escultura, a instalação e a arquitetura, abraçam disciplinas como a geografia, a matemática, o desenho, a linguística, a filosofia. A partir da exposição “Ante-Escola”, são criadas possibilidades de encontro entre os espaços quotidianos do habitar, da escola, do recreio, do trabalho, da família e outros espaços de interdição do corpo individual e coletivo, onde o aprender acontece no diálogo entre todos eles.

A preposição Ante é uma proposição de Escola!

NOTA: Para obter o seu certificado de formação creditada, após a inscrição irá receber um email para se registar na base de dados do centro de formação CFATEXXI. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Os certificados são digitais e enviados por email.

CONTEÚDOS

  1. A exposição como espaço de aprendizagem
  2. A obra de arte como objeto pedagógico
  3. O porta-escolas como veículo de matérias e materiais de ensino
  4. O desenho, a construção e o território como exercícios interdisciplinares com áreas como a linguística, matemática, filosofia e a geografia
  5. A arte como jogo
  6. A (não) fronteira da sala de aula

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

  • Todos os materiais estão incluídos no valor da formação.

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

Os Espacialistas

Os Espacialistas é um projeto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações transdisciplinares entre Arte, Arquitectura e Educação com início de atividade em 2008. Os Espacialistas substituem o lápis pela máquina fotográfica, enquanto dispositivo de desenho, de pensamento, de percepção e de diagnóstico do espaço natural e construído, cujas ações são reguladas pelo Diário do Espacialista e auxiliadas pelo “Kit Espacialista Por/táctil” que transportam consigo. Entre os trabalhos realizados destacam-se: Projectos de assistência arquitetónica e artística a obras de arquitetura e arte, exposições de fotografia, vídeos, instalações, espaços cénicos, performances, colaborações literárias, ilustrações fotográficas, oficinas, seminários e publicações. Apresentados em locais tão diversos como o Museu da Electricidade (2008), Ordem dos Arquitectos – OASRS (2008), Centro Cultural de Belém (2009/2011), Jardim da Torre de Belém (2009), Universidade Lusíada de Lisboa (2009), Centro Nacional de Cultura (2009), Universidade de Belas Artes do Porto (2010), Teatro São Luís (2010/2011), Red Bull House Of Art (2011), Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – FAUP (2013), 17ª Bienal de Vila Nova de Cerveira (2013), livro “Atlas do Corpo e da Imaginação” de Gonçalo M. Tavares (2013), Fundação Calouste Gulbenkian (2014/2015), Fábrica da Moagem de Tomar (2014), Galeria Espaço Mira no Porto, (2015), Palácio do Marquês em Oeiras (2016), “LAR – Laboratório de Arte e Arquitectura” na Universidade Lusíada de Lisboa (2016/-), na Loja do Espacialista no Centro Cultural de Belém ( 2017/ -), na Feira do Livro de Madrid (2017), na Chicago Architecture Biennial 2017 com Aires Mateus, no MAAT (2018 e 2019), no MAM – Mês da Arquitectura da Maia (2019),  na BoCA- Biennial of Contemporary Arts (Lisboa, Porto, Braga, Buenos Aires e Santiago do Chile 2019), no Museu Colecção Berardo (Lisboa 2019 e 2020), no Museu Del Crudo, (Itália 2019), no Atelier d`Arquitectura (RTP2), no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2020), na Galeria Carlos Carvalho (2021), na Feira Arco Madrid 22 em Lisboa (2022), no Museu Amadeo de Souza Cardoso (2023) e na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (2023). Foram ainda os autores da arquitetura cenográfica da exposição “Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino” no Palácio Anjos em Algés.

 

Fabrícia Valente

Fabrícia Valente é doutoranda em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos no ISCTE e licenciada em Arquitetura pela Universidade de Évora. Interessa-se pela multidisciplinaridade da Arquitetura e as possibilidades de interface das suas fronteiras disciplinares, nomeadamente com as Artes Plásticas, a Música e o Cinema. Desenvolve a sua prática profissional entre a curadoria, a curadoria educativa, a mediação artistica e a investigação. Trabalhou na curadoria e programação do Pavilhão KAIROS, realizou vários projetos de curadoria pedagógica para vários museus em Lisboa, desenvolveu a curadoria artistica da exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, em Algés e encontra-se a desenhar dois projetos de curadoria, nas araeas da musica e da pedagogia artistica. Trabalha em Mediação Cultural nas áreas da Arquitetura e das Artes Plásticas no MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, no Museu Coleção Berardo, no CCB, na State of the Art e colaborou pontualmente com a Trienal de Arquitetura de Lisboa. Desenvolveu projetos pedagógicos e artísticos em mais de 200 exposições e projetos de continuidade entre instituições museológicas e instituições de ensino. Leciona na licenciatura de Media Production, numa parceria entre a ETIC, PT e a Solent University, UK. Faz parte da redação da secção de Arquitetura da Umbigo Magazine, da qual já foi editora e pertenceu à última redação do J_A (Jornal de Arquitetos).

 

Informação adicional

Níveis de ensino

Pré-escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário, Ensino Especial

Modalidade

Formador/a

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