Discursos de Arte Contemporânea

Data: 1, 8 e 15 junho 2024
Duração: 25 horas

CURSO ONLINE
Para docentes dos grupos 240 e 600

A arte contemporânea é uma área fundamental para a abordagem às temáticas do quotidiano a partir das artes. Faz parte dos documentos de referência que norteiam a lecionação das artes visuais, mas nem sempre os docentes estão seguros para a explorar, uma vez que se trata de um tema relativamente recente na História da Arte e que está em constante atualização. Este curso tem como objetivo dotar os docentes de conhecimento técnico e científico, teórico e prático, sobre arte contemporânea, para que esta possa entrar nas salas de aula e responder às necessidades de uma educação artística atualizada, que se pretende inovadora, humanista e crítica.
O curso inclui uma visita online e em direto ao MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Vagas limitadas.

145,00 

Em stock

Categories:

Duração: 25 horas
Data: 1, 8 e 15 junho 2024
Horário: ver abaixo.
Local: Online, no Zoom
Formadoras: Marta Ornelas e Filipa Rodrigues
Destinatários: Docentes dos grupos 240 e 600
Acreditação: Este curso é acreditado para docentes na componente científica com a duração de 25 horas
Centro de formação: CFAE AVCOA

 

Datas e Horário
Dia 1 de junho das 9h às 13h e das 14h às 18h (síncrona)
Dia 5 de junho das 18h às 20h30 (assíncrona)
Dia 8 de junho das 9h às 13h e das 14h às 18h (síncrona)
Dia 12 de junho das 18h às 20h30 (assíncrona)
Dia 15 de junho das 9h às 13h (síncrona)

 

SINOPSE

A arte contemporânea é uma área fundamental para a abordagem às temáticas do quotidiano a partir das artes. Faz parte dos documentos de referência que norteiam a lecionação das artes visuais, mas nem sempre os docentes estão seguros para a explorar, uma vez que se trata de um tema relativamente recente na História da Arte e que está em constante atualização. Este curso tem como objetivo dotar os docentes de conhecimento técnico e científico, teórico e prático, sobre arte contemporânea, para que esta possa entrar nas salas de aula e responder às necessidades de uma educação artística atualizada, que se pretende inovadora, humanista e crítica.

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. Introdução à arte contemporânea: abordagem expositiva a uma contextualização histórica e aos conceitos básicos para a compreensão do tema.
  2. Artistas e linguagens contemporâneas: apresentação de exemplos do trabalho de artistas contemporâneos que versam sobre linguagens diversificadas e temáticas do quotidiano.
  3. Discursos de arte contemporânea: disponibilização e exploração de recursos digitais que permitam compreender que instituições culturais diferentes realizam abordagens curatoriais diferentes, consoante os seus objetivos.
  4. Produção artística contemporânea aplicada à educação: resolução de enunciados de trabalho, individualmente e em grupo, relativos a projetos artísticos de carácter experimental e aplicáveis ao contexto escolar, a partir de premissas lançadas, cujo objetivo final é a exploração criativa de materiais, técnicas e processos artísticos que partem de um questionamento concreto.
  5. Apresentação e partilha de resultados: debate sobre as aprendizagens.

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

Cada participante deve ter consigo um conjunto de materiais básicos, como riscadores coloridos, tintas, papéis, tesoura e cola. Caso não disponha de algum destes materiais, sinta-se à vontade para os substituir pelo que entender e tiver à mão.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação de cada participante, serão tidos em conta o relatório final individual, a participação e os trabalhos realizados durante o curso. A escala de avaliação é de 1 a 10. Considera-se uma classificação positiva a partir de 5 valores, bem como a seguinte escala de aproveitamento: 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) trabalho realizado; 2) participação; 3) relatório individual.
Para ter aproveitamento, cada participante terá também de estar presente em, pelo menos, 2/3 das sessões (neste caso terá de estar online nas sessões Zoom marcadas).

Marta Ornelas

Marta Ornelas

Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. O seu interesse pela educação artística levou-a a especializar-se na Universidade de Barcelona, onde fez o Doutoramento em Artes e Educação. A sua atividade passa também pela formação de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural. Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

 

Filipa Rodrigues

Filipa Rodrigues

Filipa Rodrigues é investigadora integrada no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes e investigadora colaboradora no CIIS (Universidade Católica) e no Ci&DEI (Politécnico de Leiria). Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, é desde 2017 docente no Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) e Doutorada em Ciências da Cognição e Linguagem na Universidade Católica Portuguesa. Professora de Educação Visual e Tecnológica pela ESEP, Politécnico do Porto, com profissionalização em Educação Especial, formação pós-graduada em Arts, Craft & Design pela Universidade de Surrey e na Abordagem Snoezelen pelo ISNA – International Snoezelen Association. Professora desde 1998 no Ensino Básico com experiência multidisciplinar em diversos níveis de ensino. É membro da comissão científica da revista “Imaginar”, publicação da APECV. Lidera, neste momento, um grupo de menores refugiados no âmbito da SPEAK, uma ONG com projeto de inovação Social.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada na dimensão científica e pedagógica

Duração da formação

25 horas

Grupos de Recrutamento

Grupo 240, Grupo 600

Formador/a

,

Produtos relacionados