Dos Pés à Cabeça – Pensar e Representar o Corpo [2ª edição]

Data: 26 novembro 2022
Duração: 3 horas
Local: Museu Coleção Berardo, Lisboa

WORKSHOP PRESENCIAL
Para educadoras/es de infância e docentes do 1º e 2º ciclo

Vagas limitadas!

Este workshop presencial combina uma visita orientada à exposição “Dos Pés à Cabeça” com atividades práticas que têm a exposição como ponto de partida. A exposição foi pensada para crianças e constitui-se como um importante contributo para a desmistificação da arte moderna e contemporânea por parte do público infantil. Pretende-se que os docentes possam desfrutar de uma experiência valiosa e que levem de volta para a escola as ideias trabalhadas neste workshop, ou outras nascidas destas, adaptando-as aos seus contextos, partindo das artes visuais. O workshop vai ser dinamizado por Marta Ornelas (formadora), Patrícia Trindade (monitora no Museu Coleção Berardo) e Cristina Gameiro (curadora da exposição). Trata-se de uma formação de professores creditada com 3 horas como ação de curta duração.

36,00 

Esgotado

Duração: 3 horas
Data: 26 novembro 2022
Horário: 10h00-13h00
Local: Museu Coleção Berardo, Lisboa
Formador: Marta Ornelas, Patrícia Trindade e Cristina Gameiro
Destinatários: Educadoras/es de infância e docentes do 1º e 2º ciclo
Acreditação: Este workshop é acreditado para docentes como Ação de Curta Duração.
Centro de formação: CFATEXXI

Vagas limitadas!

 

SINOPSE

A arte moderna e contemporânea reveste-se de códigos tão específicos que muitas vezes a consequência é um natural afastamento das pessoas não especialistas na área. É importante frisar que a arte moderna e contemporânea é um significativo veículo de expressão e também de transformação social. Ajuda a consciencializar, contribui para o pensamento crítico, permite ver através de diferentes perspetivas e luta por um mundo melhor. Por todas essas razões, a arte não deve estar ausente da escola, mas sim, imiscuir-se nela e contribuir para os princípios humanistas enunciados no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, desde os primeiros níveis de ensino.
Este workshop a partir da exposição Dos Pés à Cabeça, com curadoria de Cristina Gameiro, pretende contribuir para desmistificar a arte moderna e contemporânea junto dos docentes e ajudá-los a integrá-la nas suas aulas. A formação combina uma visita presencial orientada à exposição e um conjunto de atividades práticas destinadas essencialmente a docentes do 1º ciclo, mas também a educadoras/es de infância e docentes do 2º ciclo. A exposição foi pensada e montada para o público infantil e pretende mostrar diferentes linguagens artísticas, explorando o tema da representação do corpo, que tanta curiosidade e interesse desperta nas crianças e nos artistas.

NOTA: Para obter o seu certificado de formação creditada, após a inscrição irá receber um email para se registar na base de dados do centro de formação CFATEXXI. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação.

CONTEÚDOS

  1. A importância da arte contemporânea na escola
  2. Cronologia da representação do corpo
  3. O desenho infantil como representação espontânea e livre
  4. O retrato e a nossa visão do mundo
  5. Representação da fragilidade
  6. Poses e filtros
  7. Partes do corpo e corpos simplificados
  8. Entrar na obra e ser parte dela
  9. Atividades práticas exploratórias

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

  • Todos os materiais estão incluídos

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

Marta Ornelas

Marta Ornelas é professora, formadora e investigadora em Artes e Educação.

Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. Fez o Doutoramento em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. É investigadora no CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes). Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É membro da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual e da Rede Ibero-Americana de Educação Artística. Realizou o mestrado em Museologia e Património, na Universidade Nova de Lisboa, e a licenciatura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Fez formação diversificada no âmbito da educação artística e da educação em museus e profissionalizou-se em serviço docente pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural.

 

Cristina Gameiro

Cristina Gameiro

Cristina Gameiro é coordenadora e programadora do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo desde 2008 e foi fundadora e coordenadora do Serviço Educativo da Casa da Cerca. Curadora da Exposição Dos Pés à Cabeça, no Museu Coleção Berardo, foi responsável pela conceção e orientação de várias atividades educativas no Museu Coleção Berardo, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Casa da Cerca, Centro Cultural de Belém, Feira de Arte de Lisboa, entre outros. É co-autora da Coleção de Arte Moderna e Contemporânea – A Minha Primeira Coleção. Co-orientou dissertações de mestrado na área da Educação em Museus. Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho. É Pós-graduada em Museus e Educação, pela Universidade de Évora, e Pós-graduada em Pintura, pela FBAUL. Frequentou a Pós-Graduação em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras de Lisboa. Fez formação em educação e museus em Londres, Amesterdão, Madrid, Roma, Paris e Lisboa.

 

Patrícia Trindade

Patrícia Trindade

Patrícia Trindade (1980) é curadora independente, formadora, mediadora em museus e ilustradora. Completou, em 2008, o Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Foi diretora artística do projeto DIG DIG: Arte Contemporânea (Lisboa), entre 2013 e 2017. Coordenou as exposições e o departamento de públicos na Plataforma Revólver para a Arte Contemporânea entre 2011 e 2014 e, em, 2014, foi adjunta da direção da revista de arte contemporânea digital Artecapital. Dedica-se, desde 2006, à mediação na área das Artes Visuais, tendo colaborado, ao longo dos últimos quinze anos, com diversas instituições museológicas, centros de arte e plataformas independentes, criando atividades e publicações para famílias. Entre elas, o Museu Coleção Berardo, o Centro Cultural de Belém, a Plataforma Revólver, o Bétonsalon (Paris) e, mais recentemente, com o MAAT (desde a sua abertura em 2016). É, desde 2019, formador na área técnica da Escola Profissional de Imagem (EPI/ETIC) e desde, 2021, docente.

Informação adicional

Formador/a

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Modalidade

Duração da formação

Curta duração

Acreditação

Acreditada no âmbito geral como ACD

Níveis de ensino

Pré-escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo

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