Experimentações artísticas: entre o espaço, o corpo e as artes visuais

Data: 13 e 14 maio 2022 (Turma 1)
Duração: 9 horas (6 acreditadas)

WORKSHOP PRESENCIAL COM SEGNI MOSSI
Para docentes de todos os níveis de ensino.

ESGOTADO!

Este workshop destina-se a docentes que vêem nas artes visuais um potencial transformador da forma como nos relacionamos com o corpo. Os Segni Mossi, um grupo de investigação e prática italiano, que liga o desenho à dança com uma perspetiva de conexão integrada entre estas duas áreas, vem a Portugal proporcionar esta experiência a todos os docentes que pretendam conhecer novas abordagens do desenho e da expressão plástica e visual, com o corpo. Este grupo é internacionalmente conhecido pelas suas práticas inovadoras e absolutamente cativantes. A formação é presencial e ocorrerá na cidade de Leiria. O programa chama-se “Glitter” e tem uma duração total de 9 horas, 6 das quais são acreditadas como Ação de Curta Duração para professores. Todo o material está incluído no valor da inscrição. Podem inscrever também outras pessoas interessadas que não sejam docentes. Esta formação realiza-se no âmbito de uma parceria entre a Arte Central, o Projeto Kalambaka, a Prática do Risco e o Centro de Formação RCA.

202,95 

Esgotado

Duração: 9 horas (6 acreditadas)
Data: 13 e 14 maio 2022 (Turma 1)
Horário: 13 de maio 15h-20h e 14 de maio 10h-14h
Também há inscrições abertas para a Turma 2: 14 de maio 15h-20h e 15 de maio 10h-14h.
Para se inscrever na Turma 2 clique aqui. a Turma 2 encontra-se esgotada.
Local: Leiria
Formadora: Marta Ornelas | Convidados: Segni Mossi
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino e grupos de recrutamento; outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes.
Acreditação: Este workshop é acreditado para docentes como Ação de Curta Duração de 6 horas.
Centro de formação: RCA, Leiria
Organização: Arte Central, Projeto Kalambaka e Prática do Risco
Inscrição: €165,00 + IVA (€202,95)
Apoio: Faber-Castell
Prazo limite de inscrição: 7 de maio de 2022, apenas para quem pretender a acreditação da formação; os restantes participantes podem inscrever-se até à véspera.

A FORMAÇÃO ENCONTRA-SE ESGOTADA!

 

SINOPSE

A educação artística tem sofrido transformações conceptuais e metodológicas importantes, em prol do desenvolvimento integral das crianças e jovens, e a escola requer hoje novas práticas ligadas às artes também como base para a aprendizagem de outras disciplinas. A educação artística é entendida hoje como transversal e multidisciplinar e onde o corpo tem um papel central, cujo movimento se entende estar a par da função cognitiva, de forma holística. Nesta formação vamos explorar o entendimento do corpo, em movimento, como parte integrante da pessoa e da materialização da sua presença no espaço. Aliar o movimento do corpo às artes visuais, é a prática artística que se propõe, através de metodologias que poderão depois ser replicadas em contexto de sala de aula. Esta formação conta com a participação de Segni Mossi, um grupo italiano de investigação da prática artística com uma vasta experiência na formação de professores em mais de 20 países. Criado pelo artista visual Alessandro Lumare e pela coreógrafa Simona Lobefaro, o grupo integra o movimento e o desenho, de forma complementar, em práticas artísticas e educativas. Esta é uma oportunidade singular para que educadoras/es de infância e docentes do 1º ciclo ao secundário participem de uma experiência que lhes vai permitir fomentar estratégias de ensino inovadoras no campo da educação artística.
A formação é essencialmente prática e decorrerá em inglês, estando a organização disponível para qualquer tradução para português que seja necessário fazer.

 

NOTA: Para se inscrever, adicione a formação ao seu carrinho e proceda ao pagamento, pois só assim garante a sua vaga. Depois disso, os docentes que queiram ser creditados para efeitos de progressão na carreira devem inscrever-se na plataforma do Centro de Formação RCA até ao dia 7 de maio de 2022. Este registo não é a inscrição, serve apenas para receber o certificado do centro de formação. Aceda aqui https://cf.ccems.pt/acao/414, clique no menu da barra superior em “Registo” – “Pessoal docente” e preencha o formulário. Se não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da organização, personalizado e com os dados da formação.

CONTEÚDOS

  1. Modelos de educação artística e adaptação da escola a práticas inovadoras;
  2. Programa de formação Glitter, de Segni Mossi:
    • exploração da circularidade do corpo e dos objetos
    • metáforas entre o desenho e a vida quotidiana
    • sombra e luz, no corpo, no espaço e no desenho
    • ligações, relações e práticas colaborativas
    • o espaço quotidiano como paisagem de atuação
    • a expressão do movimento
  3. Partilha de experiências e resultados.

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

Todos os materiais estão incluídos no valor da inscrição.

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

Segni Mossi é um projeto de pesquisa nascido em 2014, por Alessandro Lumare e Simona Lobefaro, com o objetivo de investigar a interação entre dança e as artes visuais com crianças e adultos. É parceiro do Mus-e Italia para promover a inclusão social através da arte nas escolas públicas primárias de Roma. O projeto foi selecionado pela organização HundrED como um dos 100 projetos de educação mais inovadores em todo o mundo em 2017 e 2019. Segni Mossi já apresentou os seus cursos, performances e workshops em mais de vinte países.

Alessandro Lumare e Simona Lobefaro

Simona Lobefaro tem uma formação multidisciplinar cujo eixo é a dança contemporânea, a dança de investigação e a performance. É coreógrafa do MAddAI e faz parte do grupo de dança de investigação Sistemi Dinamici Altamente Instabili. Realiza oficinas de dança para adultos e crianças.

Alessandro Lumare é ilustrador e artista visual. É autor de livros ilustrados infantis e formador em artes com adultos e crianças. Possui experiências profissionais como videomaker, performer e operador sociocultural.

 

Marta Ornelas

Marta Ornelas

Marta Ornelas é doutorada em Artes e Educação pela Universidade de Barcelona. É professora no Ensino Artístico Especializado e investigadora integrada no CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes), membro da comissão científica da revista In-Visibilidades. É membro da Rede Ibero-Americana de Educação Artística. Fundadora da Arte Central.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada no âmbito geral como ACD

Duração da formação

Curta duração

Grupos de Recrutamento

Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

Formador/a

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