GREEN Training com Segni Mossi

Data: 16 e 17 novembro 2024
Duração: 10 horas

WORKSHOP PRESENCIAL
Professoras/es, educadoras/es e mediadoras/es com interesse no tema.

Segni Mossi é uma iniciativa internacionalmente reconhecida que integra arte e movimento como ferramentas pedagógicas para a educação artística e o desenvolvimento criativo. Fundada pelos artistas Alessandro Lumare e Simona Lobefaro, os Segni Mossi exploram a relação entre desenho e dança, promovendo práticas que celebram a expressão individual, a exploração sensorial e a colaboração em ambientes educativos.
Advogam por uma abordagem interdisciplinar e experiencial, que desafia as fronteiras entre arte visual e performance, oferecendo experiências que valorizam o processo criativo e o papel ativo dos participantes. Através de oficinas práticas, os formadores incentivam à experimentação da liberdade de criar sem julgamentos, num ambiente dinâmico e inclusivo.
Esta formação é uma oportunidade única para educadores, artistas e profissionais da educação artística aprofundarem conhecimentos sobre práticas contemporâneas que potenciam o pensamento crítico, a imaginação e a conexão emocional, promovendo aprendizagens significativas e transformadoras.

Inscrições encerradas.

0,00 

Esgotado

Duração: 10 horas
Data: 16 e 17 novembro 2024
Horário: dia 16 das 14h às 19h; dia 17 das 09h às 14h
Local: Pavilhão do Parque de Jogos 1º de Maio, Lisboa
Formadora: Marta Ornelas; Convidados: Segni Mossi
Destinatários: Pessoas professoras, educadoras e mediadoras interessadas no tema.

Inscrições encerradas.

SINOPSE

Segni Mossi é uma iniciativa internacionalmente reconhecida que integra arte e movimento como ferramentas pedagógicas para a educação artística e o desenvolvimento criativo. Fundada pelos artistas Alessandro Lumare e Simona Lobefaro, os Segni Mossi exploram a relação entre desenho e dança, promovendo práticas que celebram a expressão individual, a exploração sensorial e a colaboração em ambientes educativos.
Advogam por uma abordagem interdisciplinar e experiencial, que desafia as fronteiras entre arte visual e performance, oferecendo experiências que valorizam o processo criativo e o papel ativo dos participantes. Através de oficinas práticas, os formadores incentivam à experimentação da liberdade de criar sem julgamentos, num ambiente dinâmico e inclusivo.
Esta formação é uma oportunidade única para educadores, artistas e profissionais da educação artística aprofundarem conhecimentos sobre práticas contemporâneas que potenciam o pensamento crítico, a imaginação e a conexão emocional, promovendo aprendizagens significativas e transformadoras.

SOBRE O CERTIFICADO: Receberá um certificado da Arte Central. Poderá requerer ao Centro de Formação da sua escola o reconhecimento desta formação como Ação de Curta Duração.

PROGRAMA

16 de novembro de 2024
1º dia de formação
14:00 – Acreditação
14:15 – Boas vindas
14:30 – Green Training com Segni Mossi (1ª parte): criação de mapas cartográfico-corporais; percursos inusitados no papel; memórias e metáforas; mimetizações; exploração de narrativas através do círculo, ponto e linha.
19:00 – Fim do 1º dia de formação

17 de novembro de 2024
2º dia de formação
09:00 – Acreditação
09:15 – Green Training com Segni Mossi (2ª parte): exploração das cores primárias e secundárias; composições coreográficas; mimetizações; arquitetura com a utilização de planos e a convocação do corpo para construção.
14:00 – Fim do 2º dia de formação

Marta Ornelas

Marta Ornelas, investigadora, professora e formadora de professores, fundadora da Arte Central.

Marta Ornelas é professora há mais de 25 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. Doutorou-se em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. A sua atividade passa também pela formação certificada de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros sobre o ensino e a aprendizagem das artes. É membro da comissão científica do Congresso Internacional Matéria Prima (Ensino Artístico) e revisora de artigos da Revista Midas (Educação em Museus) e do IJABER – International Journal of Arts-Based Educational Research, entre outras publicações. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural. Recebeu o Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Informação adicional

Modalidade

Duração da formação

Curta duração

Formador/a

Produtos relacionados