Iniciação à construção de livros pop-up – 14ª edição
Data: 21 fevereiro, 24 fevereiro e 2 março 2024
Duração: 15 horas
CURSO ONLINE
Iniciação à construção de livros pop-up online: o ABC das técnicas com a criação de um portefólio
Para docentes dos grupos 240, 530 e 600 (releva na dimensão científica e pedagógica)
Prazo limite de inscrição: 7 fevereiro 2024
ESGOTADO!
Este curso destina-se a docentes e outras pessoas interessadas em aprender técnicas de construção de pop-up para aplicação em livros, postais ou outros objetos. Será uma oportunidade única de construir um portfólio técnico de possibilidades que ficará consigo no fim do curso e que são uma réplica fiel de um livro técnico de um dos mais célebres artistas e engenheiros do papel, o americano David A. Carter. Com a sua inscrição, receberá por correio uma caixa com os materiais impressos, para que possa seguir, passo-a-passo, as explicações do formador, online e em direto, para construir 32 peças. Esse portefólio será a base para posteriores desenvolvimentos artísticos e construção de livros pop-up. O curso inclui um vasto conjunto de recursos didáticos digitais como instrumentos facilitadores para a prática futura, incluindo a replicação em sala de aula.
105,00 €
Duração: 15 horas
Data: 21 fevereiro, 24 fevereiro e 2 março 2024
Horário: 21 fevereiro 18h-21h; 24 fevereiro 10h-17h; 2 março 10h-17h
Local: Online, no Zoom
Formador: José Alberto Rodrigues
Destinatários: Docentes dos grupos 240, 530 e 600.
Acreditação: Este curso é acreditado para docentes na componente científica com a duração de 15 horas.
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 7 fevereiro 2024
ESGOTADO!
SINOPSE
Os livros Pop-Up parecem mágicos! Contêm mecanismos que fazem com que algumas partes pareçam saltar do próprio livro, em construções de grande espetacularidade. Estas novas abordagens e técnicas conseguem cativar os alunos de forma extraordinária. Os professores da área das artes e tecnologias assumem um papel inovador podendo desenvolver com os alunos, dos 10 aos 18 anos, um livro pop-up com uma grande variedade de técnicas. Esta formação permitirá abrir horizontes, promovendo uma visão alargada sobre novas formas de leitura, sobre como construir um livro diferente e estimular o raciocínio através do jogo de formas/mecanismos. O curso inclui um vasto conjunto de recursos didáticos digitais como instrumentos facilitadores para a prática futura. O prazo de inscrições tem de ser respeitado, para que cada participante possa, atempadamente, receber na sua casa, os materiais que vão ser enviados por correio antes da formação.
O curso funciona totalmente online. A primeira sessão será teórica, sobre livros Pop-Up e explorações técnicas, estimulando-se o comentário e debate sobre o enquadramento curricular e perspetivas de abordagem e implementação em contexto escolar. Seguidamente inicia-se uma componente prática, com a criação de um portefólio de técnicas de pop-up, que pode ser posteriormente colocado em prática em contexto educativo. Numa terceira fase visualizaremos a aplicação dessas técnicas em livros pertencentes à biblioteca do formador.
O curso tem o apoio da marca de papel Fabriano.
NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.
CONTEÚDOS
- Introdução à formação e pressupostos de enquadramento: O que são livros Pop-Up – princípios e fundamentos; Exploração sensorial (visual, sonora e tátil) dos livros Pop-Up; Novas formas e técnicas para livros pop-up – técnicas, truques e dicas para construção autónoma.
- Explorações plásticas, gráficas e técnicas da componente dos livros Pop-Up em contexto escolar: Análise e sistematização de projetos a desenvolver nas disciplinas de artes e tecnologias no ensino básico e como desenvolver, planificar e construir um portefólio de técnicas e mecanismos; Realização de exercícios de exploração simples a partir das construções técnicas, gráficas e plásticas Pop-Up, para construção do portefólio; Introdução à construção de portefólios de técnicas Pop-Up e mecanismos, com adequação aos projetos educativos de e com aplicação educativa posterior; Sistematização e criação de um portefólio Pop-Up simples mas completo em que se foquem possíveis; propostas de atividades posteriores a implementar em contexto educativo.
- Apresentação dos portefólios de técnicas Pop-Up e possível implementação nas escolas, acompanhada pela visualização de livros e projetos onde se aplicam as técnicas aprendidas na formação e formas de aplicação em contexto educativo.
MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
- Modelos impressos e cartolinas enviados previamente por correio pela Arte Central
- Base de corte
- X-ato ou bisturi
- Régua de 30cm (preferencialmente metálica)
- Clip ou dobradeira
- Cola
AVALIAÇÃO
Após a formação, cada participante terá de realizar um relatório reflexivo. A avaliação será atribuída numa escala de 1 a 10 valores, considerando-se classificação positiva a partir de 5 valores. A classificação será de 5 a 6,4 valores para um aproveitamento Regular; 6,5 a 7,9 para um aproveitamento Bom; 8 a 8,9 para um aproveitamento Muito Bom; 9 a 10 para um aproveitamento Excelente. Para ter aproveitamento, cada participante terá também de estar presente em, pelo menos, 2/3 das sessões (neste caso terá de estar online nas sessões Zoom marcadas).
José Alberto Rodrigues
Professor da área de Artes e Tecnologias. Apesar de ser entusiasta dos livros pop-up, apenas começou a colecioná-los há cerca de 10 ou 12 anos atrás. Numa primeira fase, comprando-os apenas para fruição pessoal e gosto e, mais tarde, para os colecionar e assim poder expô-los e realizar um conjunto mais vasto de atividades, como oficinas, apresentações, seminários e conferências, para todas as idades. Para além desta vertente, tem experiência de 20 anos enquanto formador e já foi docente do ensino superior. Também se inclui no seu percurso a realização do Mestrado e Doutoramento em Multimédia em Educação. Outra das suas paixões é o cinema e muito em particular o cinema de animação, tendo estado cerca de 20 anos na comissão organizadora do CINANIMA e ter sido o seu Coordenador do Serviço Educativo. Nesta área é agora consultor pedagógico do Cinema Sem Conflitos.
Informação adicional
Modalidade | |
---|---|
Acreditação | Acreditada na dimensão científica e pedagógica |
Duração da formação | 15 horas |
Grupos de Recrutamento | Grupo 240, Grupo 530, Grupo 600 |
Formador/a |
Produtos relacionados
Formação b-learning|Formação online
SEGNI MOSSI
MARTA ORNELAS
RICARDO GUERREIRO CAMPOSData: 19 maio a 17 junho 2025
Duração: 25 horas.
Modalidade: B-learning com sessão presencial em Lisboa.
Acreditação: 25 horas para os grupos 240 e 600; 6 horas para todos os grupos.Formação online
MARTA ORNELAS
Data: 21 janeiro 2025
Duração: 2 horas
Fica gravado.Inscrições encerradas.
Formação online
MARTA ORNELAS
Data: 15 fevereiro 2025
Duração: 4 horasInsxrições encerradas.
Formação online
JOSÉ ALBERTO RODRIGUES
Data: 11 a 22 fevereiro 2025
Duração: 15 horasESGOTADO!