Livros trampolim: o que pergunta um livro?
Data: 6 janeiro 2024
Duração: 4 horas
WORKSHOP ONLINE
Para docentes de 2º e 3º ciclo e outras pessoas interessadas
Prazo limite de inscrição: 31 dezembro 2023
Que perguntas podemos encontrar num livro ilustrado? Que perguntas podemos fazer a partir de um livro ilustrado? Este workshop destina-se sobretudo a docentes que trabalhem com estudantes do 2º e 3º ciclo e que pretendam explorar os livros ilustrados como objetos geradores de pensamento crítico e criativo. Embora o workshop esteja direcionado aos níveis de ensino referidos, esta formação é acreditada para todos os docentes que a pretendam frequentar. Sabemos como as potencialidades de um livro ilustrado são infinitas e a adequação a cada contexto educativo pode e deve ser explorada por cada docente de forma particular. Por isso, mesmo que não lecione 2º e 3º ciclos, temos as portas abertas para a sua participação. Vamos partir do campo da Filosofia para e com crianças para explorar os livros ilustrados como objetos questionadores do mundo.
Inscrições encerradas.
36,00 €
Duração: 4 horas
Data: 6 janeiro 2024
Horário: 9h-13h
Local: Online, no Zoom
Formadora: Joana Rita Sousa
Destinatários: Docentes de de 2º e 3º ciclo e outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes
Acreditação: Este workshop é acreditado como Ação de Curta Duração de 4 horas
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 31 dezembro 2023
Inscrições encerradas.
SINOPSE
Nesta formação vamos explorar o papel dos livros ilustrados na construção de diálogos que partem de perguntas. O objetivo é munir os docentes de ferramentas que lhes possibilitem explorar instrumentos pedagógicos comuns, como os livros ilustrados, acrescentando-lhes a possibilidade de se tornarem detonantes de perguntas para a construção de diversas visões do mundo. Que perguntas podemos encontrar num livro ilustrado? Que perguntas podemos fazer a partir de um livro ilustrado? A partir de livros ilustrados vamos abordar a “arte de fazer perguntas” através de exercícios que podem ser desenvolvidos em sala de aula. Com “livros perguntadores”, procuraremos caminhos e possibilidades de diálogo em sala de aula; diálogos que abrem para a prática do pensamento crítico e criativo, bem como da escuta, condições essenciais para uma pedagogia contemporânea.
NOTA: Se é docente, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.
CONTEÚDOS
- O que é um livro perguntador?
- Exemplos de livros ilustrados perguntadores.
- Exercício de perguntas a partir de livros ilustrados.
- O papel da pergunta no diálogo.
AVALIAÇÃO
Preenchimento de um questionário de satisfação.
Joana Rita Sousa
Joana Rita Sousa é filósofa e perguntóloga. Licenciada em filosofia, mestre em filosofia para crianças; professora na Pós-Graduação em Filosofia para Crianças e Jovens na Universidade Católica Portuguesa. Desenvolve trabalho e investigação na área da filosofia para / com crianças e da criatividade, atuando como formadora, mentora e curadora. O seu projecto, filocriatividade, viaja pelo país para dinamizar oficinas de filosofia nos mais variados contextos, bem como comunidades de leitura e de diálogo. Tem artigos publicados em Portugal e em Espanha; fez uma TEDxTalk intitulada “Nunca tinha pensado nisso”. Dinamiza oficinas no Festival de Filosofia de Abrantes, bem como em festivais literários (FOLIO, Festival Literário de Ovar). Em 2023 foi oradora convidada no IV Curso FLAI (Filosofia, Literatura, Arte e Infância), em Albarracín, Espanha. Faz parte da rede SOPHIA (European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children) e do comité executivo ICPIC (International Council of Philosophical Inquiry with Children). Gosta de livros perguntadores, de café e de perguntas. Quando lhe perguntam o que faz, responde: “Faço perguntas e arrisco respostas.” O seu desporto preferido é o diálogo.
Informação adicional
Acreditação | Acreditada no âmbito geral como ACD |
---|---|
Duração da formação | Curta duração |
Grupos de Recrutamento | Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930 |
Modalidade | |
Formador/a |
Produtos relacionados
Formação b-learning|Formação online
SEGNI MOSSI
MARTA ORNELAS
RICARDO GUERREIRO CAMPOSData: 19 maio a 17 junho 2025
Duração: 25 horas.
Modalidade: B-learning com sessão presencial em Lisboa.
Acreditação: 25 horas para os grupos 240 e 600; 6 horas para todos os grupos.Formação online
MARTA ORNELAS
Data: 21 janeiro 2025
Duração: 2 horas
Fica gravado.Inscrições encerradas.
Formação online
MARTA ORNELAS
Data: 15 fevereiro 2025
Duração: 4 horasInsxrições encerradas.
Formação online
JOSÉ ALBERTO RODRIGUES
Data: 11 a 22 fevereiro 2025
Duração: 15 horasESGOTADO!