Luz! O outro lado da cor – 2ª edição

Data: 15 março 2024
Duração: 1 hora

WEBINAR (online)
Para docentes de todos os níveis de ensino e outras pessoas interessadas
Prazo limite de inscrição: 11 março 2024

ESGOTADO!

Este webinar destina-se a docentes que trabalhem com crianças e/ou jovens e que pretendam explorar diversas possibilidades de abordagem à teoria da cor através da luz. Quando falamos de luz, para além de cor, falamos também de sombra. Vamos relacionar estes conceitos com o trabalho de artistas contemporâneos que exploram (ou exploraram) a luz de forma particular. Vamos ainda abordar algumas possibilidades de trabalho em sala de aula, com diferentes materiais e potenciando o cruzamento disciplinar, através dos seguintes conceitos ou técnicas: luz colorida, transparência, antotipia, impressão solar, light painting, holograma e fluorescência. Esta formação desenvolve-se na modalidade de webinar, o que significa que o modelo é expositivo. Caso não possa assitir em direto, o webinar fica gravado e será disponibilizado por 7 dias. Será enviado um certificado de participação da Arte Central apenas a quem assistir em direto. Este webinar não é acreditado no âmbito da formação contínua de docentes.

20,00 

Esgotado

Categorias:

Duração: 1 hora
Data: 15 março 2024
Horário: 18h-19h
Local: Online, no Zoom
Formadora: Marta Ornelas
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino e outras pessoas interessadas
Prazo limite de inscrição: 11 março 2024

ESGOTADO!

 

SINOPSE
Este webinar destina-se a docentes que trabalhem com crianças e/ou jovens e que pretendam explorar diversas possibilidades de abordagem à teoria da cor através da luz. Quando falamos de luz, para além de cor, falamos também de sombra. Vamos relacionar estes conceitos com o trabalho de artistas contemporâneos que exploram (ou exploraram) a luz de forma particular. Vamos ainda abordar algumas possibilidades de trabalho em sala de aula, com diferentes materiais e potenciando o cruzamento disciplinar, através dos seguintes conceitos ou técnicas: luz colorida, transparência, antotipia, impressão solar, light painting, holograma e fluorescência. Esta formação desenvolve-se na modalidade de webinar, o que significa que o modelo é expositivo. Caso não possa assitir em direto, o webinar fica gravado e será disponibilizado por 7 dias. Será enviado um certificado de participação da Arte Central apenas a quem assistir em direto. Este webinar não é acreditado no âmbito da formação contínua de docentes.

CONTEÚDOS

  1. A luz como parte integrante da teoria da cor.
  2. A sombra como efeito da luz e possibilidades exploratórias.
  3. A luz-cor no trabalho de artistas contemporâneos.
  4. Exemplos de abordagens práticas à cor-luz: luz colorida, transparência, antotipia, impressão solar, light painting, holograma e fluorescência.

Marta Ornelas

Marta Ornelas é professora, formadora e investigadora em Artes e Educação.

Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. O seu interesse pela educação artística levou-a a especializar-se na Universidade de Barcelona, onde fez o Doutoramento em Artes e Educação. A sua atividade passa também pela formação de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Editora Caleidoscópio. Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Informação adicional

Modalidade

Formador/a

Produtos relacionados