Percebe-se nas entrelinhas? Braille e criação plástica
Data: 05 Fevereiro 2022
Duração: 4 horas
WORKSHOP ONLINE
Para docentes e formadores de todos os níveis de ensino
Prazo limite de inscrição: 27 de janeiro de 2022
AS INSCRIÇÕES ENCONTRAM-SE ENCERRADAS.
36,00 €
Duração: 4 horas
Data: 5 de fevereiro de 2022
Horário: 9h-13h
Local: Online, no Zoom
Formadora: Filipa Rodrigues
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino e grupos de recrutamento; outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes.
Acreditação: Este workshop é acreditado para docentes como Ação de Curta Duração.
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 27 de janeiro de 2022
NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, registe-se na plataforma do CFAE AVCOA. O registo na plataforma só é obrigatório para quem pretenda requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar. Faça download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.
SINOPSE
A cegueira tem muitas dimensões. Este workshop evoca o conto do Sr. Walser e a Floresta, de Gonçalo M. Tavares, nas suas potencialidades de criação plástica. O Sr. Walser tinha muitas expectativas, mas a sua aparente cegueira (social, emocional…) impedia-o de ler nas entrelinhas, ou seja, “ler” claramente as intenções e ações do Outro. O Sr. Walser tinha um plano e tudo parecia preparado, no entanto, a linearidade com que pensou ter desenhado o seu plano viria a revelar os novelos que teimaram em enrolar-se e desenrolar-se ao longo da história. Aquela cegueira que trazia de dia já não fazia diferença à noite, quando se avariou o quadro da luz. Incentivadas/os pela cegueira social da personagem principal, encetamos um elogio sobre a geografia da imaginação, cujo fio físico condutor é cartografado através de pontos num suporte com impressão em Braille, que será enviado previamente por correio a cada participante. O que diz a impressão em Braille é uma expressão do posfácio de Alberto Manguel acerca da obra Sr. Walser e a Floresta e estabelece um ponto de partida que nos conduzirá a um “sítio” só nosso. Para lá chegar, todos os sentidos são convocados e a visão nem sempre conduz a mão.
CONTEÚDOS
- Relação entre o conteúdo da narrativa e a criação plástica.
- O conceito de translinguagem enquanto prática pedagógica.
- Experimentação de técnicas combinadas (fios e elementos gráficos) em papel com impressão em Braille.
- Criação de poéticas visuais a partir das ideias de (in)capacidade, literalidade, metáfora e leitura de imagens cegas.
- Partilha de resultados.
MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
- Suporte Braille A4 previamente fornecido via CTT pela Arte Central
- Agulhas de costura
- Fios / linhas / lãs – texturas e cores diversas
- Tesoura
- Caneta fina de cor preta
- Lápis, aguarelas, ou outros… (de acordo com a proposta de cada participante)
AVALIAÇÃO
Preenchimento de um questionário de satisfação.
Filipa Rodrigues
Filipa Rodrigues é investigadora integrada no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes e investigadora colaboradora no CIIS (Universidade Católica) e no Ci&DEI (Politécnico de Leiria). Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, é desde 2017 docente no Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) e doutoranda em Ciências da Cognição e Linguagem na Universidade Católica Portuguesa. Professora de Educação Visual e Tecnológica pela ESEP, Politécnico do Porto, com profissionalização em Educação Especial, formação pós-graduada em Arts, Craft & Design pela Universidade de Surrey e na Abordagem Snoezelen pelo ISNA – International Snoezelen Association. Professora desde 1998 no Ensino Básico com experiência multidisciplinar em diversos níveis de ensino. É membro da comissão científica da revista “Imaginar”, publicação da APECV. Lidera, neste momento, um grupo de menores refugiados no âmbito da SPEAK, uma ONG com projeto de inovação Social.
Informação adicional
Modalidade | |
---|---|
Acreditação | Acreditada no âmbito geral como ACD |
Duração da formação | Curta duração |
Grupos de Recrutamento | Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930 |
Formador/a |
Produtos relacionados
Formação b-learning|Formação online
SEGNI MOSSI
MARTA ORNELAS
RICARDO GUERREIRO CAMPOSData: 19 maio a 17 junho 2025
Duração: 25 horas.
Modalidade: B-learning com sessão presencial em Lisboa.
Acreditação: 25 horas para os grupos 240 e 600; 6 horas para todos os grupos.Formação online
MARTA ORNELAS
Data: 21 janeiro 2025
Duração: 2 horas
Fica gravado.Inscrições encerradas.
Formação online
MARTA ORNELAS
Data: 15 fevereiro 2025
Duração: 4 horasInsxrições encerradas.
Formação online
JOSÉ ALBERTO RODRIGUES
Data: 11 a 22 fevereiro 2025
Duração: 15 horasESGOTADO!