Roteiros de Arte Contemporânea

Data: 22 junho, 29 junho, 13 julho e 20 julho 2024
Duração: 25 horas
Local: Lisboa – EGEAC: Atelier-Museu Júlio Pomar, Galerias Municipais,  Castelo de São Jorge e Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.

CURSO PRESENCIAL
Para docentes dos grupos 240, 400 e 600
Inscrições encerradas.

Este curso da Arte Central propõe um percurso de arte contemporânea com o objetivo de ampliar a relação dos docentes com espaços de exposição. Ao reconhecer a importância da arte contemporânea como ferramenta para o pensamento crítico e a reflexão sobre o quotidiano, o curso procura estabelecer uma relação integrada de conteúdos, com vista a promover aprendizagens significativas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos docentes e dos seus alunos, alinhados com os conteúdos das suas disciplinas. O curso acontece em 4 sábados, em Lisboa, e integra visitas orientadas por mediadores culturais da EGEAC aos seguintes equipamentos culturais: Atelier-Museu Júlio Pomar, Galeria Quadrum, Pavilhão Branco, Galeria Avenida da Índia, Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Galeria da Boavista e jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, de acordo com um programa específico para cada dia (o programa encontra-se descrito mais abaixo). A componente prática do curso, no âmbito da exploração plástica, da criação artística e da conceção de propostas pedagógicas, acontece no Castelo de São Jorge.

Este curso é da responsabilidade da Arte Central e decorre em locais geridos e programados pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M., S.A.

145,00 

Esgotado

Duração: 25 horas
Data: 22 junho, 29 junho, 13 julho e 20 julho 2024
Horário: 22 junho (10h-14h), 29 junho (10h-18h), 13 julho (10h-18h), 20 julho (10h-18h)
Local: Lisboa – EGEAC: Atelier-Museu Júlio Pomar, Galerias Municipais,  Castelo de São Jorge e Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.
Formadora: Marta Ornelas
Destinatários: Docentes dos grupos de recrutamento 240, 400 e 600
Acreditação: Este curso de 25 horas é acreditado para docentes, na dimensão científica e pedagógica
Centro de formação: CFATEXXI

Inscrições encerradas.
Programa: ver em baixo.

 

SINOPSE

Esta formação pretende que os docentes ampliem a sua relação com espaços culturais que centram o seu trabalho na arte contemporânea. Por um lado, é importante que a arte contemporânea entre na escola, pelo potencial questionador que possui, em prol do pensamento crítico sobre o quotidiano. Por outro lado, há que quebrar o afastamento dos espaços culturais que os docentes sofreram desde a pandemia e que impediu o seu usufruto. Uma maior proximidade entre docentes e arte contemporânea permitirá uma melhor abordagem ao tema nas aulas, quer pela ampliação de vocabulário específico, quer pela descoberta de lugares de exposição aos quais os docentes podem organizar visitas de estudo, tal como previsto nos documentos reguladores da educação artística.

SOBRE O CERTIFICADO: Para obter o seu certificado de formação creditada, após a inscrição irá receber um email para se registar na base de dados do centro de formação CFATEXXI. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Os certificados são digitais e enviados por email.

Este curso é da responsabilidade da Arte Central e decorre em locais geridos e programados pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M., S.A.

 

PROGRAMA DO CURSO

22 junho – 10h00-14h00 (4 horas)
Ponto de encontro: 10h00 Galeria Quadrum
10h00 – Acolhimento, apresentação do grupo e enquadramento do curso
10h15 – Visita à Galeria Quadrum
11h15 – Deslocação até ao Pavilhão Branco (Desafio 1)
12h00 – Visita ao Pavilhão Branco
13h00 – Balanço do dia (no jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta)
14h00 – Fim da formação

29 junho – 10h-13h e 14h-18h (7 horas)
Ponto de encontro: 10h00 Galeria Avenida da Índia
10h00 – Visita à Galeria Avenida da Índia
11h00 – Deslocação até ao Torreão Nascente da Cordoaria (Desafio 2)
12h00 – Visita ao Torreão Nascente da Cordoaria
13h00 – Pausa para almoço + Deslocação até ao Castelo de São Jorge (Desafio 3)
15h00 – No Castelo de São Jorge: momento de exploração plástica
17h30 – Balanço do dia
18h00 – Fim da formação

13 julho – 10h-13h e 14h-18h (7 horas)
Ponto de encontro: 10h00 Castelo de São Jorge
10h00 – Processos colaborativos de criação artística
13h00 – Pausa para almoço
14h00 – Momento de exploração plástica
17h30 – Balanço do dia
18h00 – Fim da formação

20 julho – 10h-13h e 14h-18h (7 horas)
Ponto de encontro: 10h00 Galeria da Boavista
10h00 – Visita à Galeria da Boavista
11h00 – Deslocação até ao Atelier-Museu Júlio Pomar (Desafio 4)
11h15 – Visita ao Atelier-Museu Júlio Pomar
13h00 – Pausa para almoço + Deslocação até ao Castelo de São Jorge (Desafio 5)
15h00 – No Castelo de São Jorge: balanço da formação e partilha dos resultados dos desafios
18h00 – Fim da formação

O tempo de deslocação entre os equipamentos está contemplado dentro do tempo da formação, pois será atribuído um desafio prático ao grupo para que o realize durante esse período. Durante as deslocações, os participantes não têm de manter-se em grande grupo, podem dividir-se em grupos pequenos.

As imagens apresentadas são detalhes das fotografias que se encontram no site da EGEAC, da autoria de José Frade, António Jorge Silva e Fernando Guerra.

CONTEÚDOS

  1. Artistas da contemporaneidade: vida, obra e processos artísticos e criativos através do contacto direto com obras de arte, em visitas mediadas a espaços culturais, especificamente galerias de arte contemporânea.
  2. Relação entre a arte contemporânea e as temáticas do quotidiano: abordagem à arte contemporânea integrada em temas preconizados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), nomeadamente direitos humanos, igualdade de género, interculturalidade e sustentabilidade ambiental (tendo em conta as exposições patentes, poderão não ser abordados todos estes conteúdos nas visitas, havendo a possibilidade de serem abordados nos momentos de exploração plástica), com vista à criação de propostas educativas que resultem em aprendizagens significativas por parte das crianças e dos jovens, contribuindo também para a para a formação pessoal e social dos docentes.
  3. Metodologias de criação artística como processos transversais de aprendizagem: abordagem prática a processos metodológicos artísticos, através da conceção de propostas pedagógicas e da exploração plástica criativa; trabalho colaborativo, incentivando a relação das artes com os temas da componente de Cidadania e Desenvolvimento sugeridos, com vista ao desenvolvimento de competências para a orientação de experiências artísticas interdisciplinares.
  4. Apresentação e partilha de resultados: espaço de diálogo, no qual se debatem os temas e os processos artísticos colaborativos utilizados, bem como as aprendizagens que deles resultaram e os benefícios para uma educação artística promotora de uma cidadania ativa e plena.

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

  • Todos os materiais estão incluídos no valor da formação

 

AVALIAÇÃO

Para obter o certificado de formação acreditada com efeitos de progressão na carreira, é necessário:

  • registar-se no formulário do centro de formação (o link será enviado por email em momento oportuno, mas sempre após a sua inscrição)
  • estar presente nas sessões presenciais, assinando a sua presença nos documentos respetivos e participando no trabalho prático proposto
  • realizar o relatório individual de reflexão crítica
  • avaliar a formação em formulário próprio

Marta Ornelas

Marta Ornelas, professora e formadora de professores, fundadora da Arte Central.

 

Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. O seu interesse pela educação artística levou-a a especializar-se na Universidade de Barcelona, onde fez o Doutoramento em Artes e Educação. A sua atividade passa também pela formação de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Editora Caleidoscópio. Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

 

Informação adicional

Duração da formação

25 horas

Acreditação

Acreditada na dimensão científica e pedagógica

Modalidade

Formador/a

Grupos de Recrutamento

Grupo 240, Grupo 400, Grupo 600

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