Tecnologias (plotters e software) para criar e produzir postais e livros Pop-Up

Data: 8 outubro 2022
Duração: 4 horas

WORKSHOP ONLINE

Para docentes dos grupos 240, 530 e 600
Prazo limite de inscrição: 2 de outubro de 2022
Inscrições encerradas.

Este workshop destina-se a docentes da área artística e tecnológica que tenham interesse no uso de equipamentos tecnológicos para recorte de papel. Apresentam-se um conjunto de possibilidades e de resultados para aplicar em contexto de sala de aula. Exploramos recursos de hardware e software (plotter de corte e programa associado à mesma) para utilização educativa na produção de recursos e produtos como postais, livros pop-up e livros de artista. Este workshop pretende ainda sensibilizar para uma utilização educativa dos materiais, de forma sustentada, racional e pedagógica.

36,00 

Esgotado

Categories:

Duração: 4 horas
Data: 8 outubro 2022
Horário: 9h-13h
Local: Online, no Zoom
Formador: José Alberto Rodrigues
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino.
Acreditação: Este workshop é acreditado como Ação de Curta Duração de 4 horas.
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 2 de outubro de 2022
Inscrições encerradas.

 

SINOPSE

Este workshop tem como objetivo dotar os professores de conhecimentos essenciais sobre a utilização das tecnologias em contexto educativo. No caso, esta utilização das TIC baseia-se na possibilidade de utilizar recursos de hardware e software (plotter de corte e programa associado à mesma) para utilização educativa na produção de recursos educativos e produtos como postais e livros pop-up, entre outros produtos da engenharia do papel e também dos livros de artista. Esta ação de curta duração foca-se na utilização educativa de forma sustentada, racional e pedagógica, com a possibilidade que as tecnologias podem oferecer para apoiar projetos nesta área educativa.

 

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. Introdução: a importância das tecnologias (hardware e software) no desenvolvimento de atividades educativas na área das artes e tecnologias.
  2. Tecnologias e engenharia do papel: a importância de certos artefactos tecnológicos recentes como as plotters de corte, de lâmina ou laser, na criação e produção mais célere e em série de materiais pop-up como postais e livros; apresentação de distribuidores e produtos na área.
  3. Recursos tecnológicos: apresentação aos formandos das várias opções existentes no mercado de distribuição de plotters de corte para escolas, com enfoque em custos de aquisição e manutenção, marcas, produção e software de apoio à criação de materiais para utilização.
  4. Utilização e aplicação de um exemplo específico: o formador irá demonstrar a utilização de uma plotter de corte da marca Brother modelo ScanNCut; apresentação da máquina e principais características; recursos adicionais e extras, entre eles os consumíveis a ter em conta e funcionalidades principais da plotter; exemplificação das principais funções e utilização da plotter para criação de um projeto em pop-up, com demonstração do software como é o caso do Canva.
  5. Workspace e suas funcionalidades e utilização em contexto educativo.

 

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

José Alberto Rodrigues

José Alberto Rodrigues

Professor da área de Artes e Tecnologias. Apesar de ser entusiasta dos livros pop-up, apenas começou a colecioná-los há cerca de 10 ou 12 anos atrás. Numa primeira fase, comprando-os apenas para fruição pessoal e gosto e, mais tarde, para os colecionar e assim poder expô-los e realizar um conjunto mais vasto de atividades, como oficinas, apresentações, seminários e conferências, para todas as idades. Para além desta vertente, tem experiência de 20 anos enquanto formador e já foi docente do ensino superior. Também se inclui no seu percurso a realização do Mestrado e Doutoramento em Multimédia em Educação. Outra das suas paixões é o cinema e muito em particular o cinema de animação, tendo estado cerca de 20 anos na comissão organizadora do CINANIMA e ter sido o seu Coordenador do Serviço Educativo. Nesta área é agora consultor pedagógico do Cinema Sem Conflitos.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada no âmbito geral como ACD

Duração da formação

Curta duração

Grupos de Recrutamento

Grupo 240, Grupo 530, Grupo 600

Formador/a

Produtos relacionados