Visibilizar a margem na sala de aula

Data: 9 abril 2022
Duração: 4 horas

WORKSHOP ONLINE
Para docentes de todos os níveis de ensino
Prazo limite de inscrição: 4 de abril de 2022

Inscrições encerradas.

Este workshop destina-se a docentes que pretendam abordar práticas questionadoras na sala de aula, referentes a temas de género, e identidades culturais diversas, a partir da Arte. O Colectivo FACA irá desafiar os participantes a refletir sobre questões do feminismo, colonialismo, racismo, LGBTQI+ e não-normatividade. Estes grupos fazem certamente parte das identidades de cada escola, mas terão sido muitas vezes empurrados para as margens, longe dos debates e das decisões. Venha ativar o pensamento crítico com exercícios simples que pode replicar na sua sala de aula, contribuindo para que a sua escola seja um lugar seguro e defensor de direitos humanos elementares. Podem inscrever-se também outras pessoas interessadas que não sejam docentes.

36,00 

Esgotado

Categorias:

Duração: 4 horas
Data: 9 de abril de 2022
Horário: 9h-13h
Local: Online, no Zoom
Formadora: ColectivoFACA – Maribel Mendes Sobreira e Andreia Coutinho
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino e grupos de recrutamento; outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes.
Acreditação: Este workshop é acreditado para docentes como Ação de Curta Duração.
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 4 de abril de 2022

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

SINOPSE

Esta formação tem o intuito de pensar o hoje, através dos temas interseccionais, como queer, feminismo, colonialismo e como estes assuntos se interligam com a nossa vida quotidiana, trazendo-os para o debate com as turmas através das práticas artísticas, e de como estas enformam a imagética que temos do Outro.
Pensar a arte à luz de questões da sociedade atual implica escolhas museológicas e urbanas que, aliadas às questões de género, coloniais e interseccionais, levam a um exercício de reflexão. Colocam-se em debate as narrativas instituídas de uma arte baseada em ideias hegemónicas e normativas, que pré-concebeu os papéis que cada um deve ter na construção da cultura.
Temos como objetivo entender as bases por detrás das narrativas hegemónicas, desconstruindo a ideia que se tem da arte, questionando as suas problemáticas e, a partir desse questionamento, iremos, com a ajuda dos participantes, desmontar os preconceitos inerentes à ideia de Arte e das narrativas que se criam. O nosso intuito será o de refletir em conjunto como a arte e as expressões artísticas podem ajudar a entender melhor a nossa contemporaneidade e como, através dela, se podem criar diálogos que desmontem as ideias preconcebidas dos estudantes.

 

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. “Koons é melhor que Bourgeois?”; “Está a ver menos de metade da Imagem sem a visão de artistas mulheres ou racializadxs” Guerrilla Girls
  2. Ativismo Curatorial: O que é?
  3. A cultura visual e a análise teórica dos seus estereótipos
  4. A Arte e o Género
  5. A Arte dxs Outrxs
  6. Interseccionalidade e Espaço Educativo

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

  • canetas
  • folhas de papel

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

Colectivo FACA

Colectivo FACA

O Colectivo FACA foi formado em 2019. É um projeto de curadoria e cidadania ativa que questiona as narrativas da cultura visual, tendo como núcleo duro Andreia Coutinho e Maribel Mendes Sobreira. Pensamos acerca das temáticas do feminismo, colonialismo, racismo, LGBTQI+ e não-normatividade em geral em espaços museológicos. Todas estas questões têm a mesma raiz, um preconceito em relação àquilo que não é igual a nós, fazendo-nos sentir ameaçados, ramificando-se em temas considerados marginais. É urgente recontar a História porque a narrativa predominante não coincide com as narrativas individuais e coletivas, que sempre foram desconsideradas. Tendo em conta que estas ideias estão a ser desenvolvidas internacionalmente, trazemos as discussões para o debate cultural português contando com público especializado e não especializado. Não apagando a História, cruzamos as diversas narrativas, puxando as margens para o centro do debate.

Maribel Mendes Sobreira nasceu em 1981 e divide a sua atividade profissional entre a investigação, a docência e o ensaio. As suas áreas de interesse fluem nos entres e cruzam a reflexão filosófica com a arte e a arquitetura; o âmbito da sua investigação centra-se no conceito de espaço ontológico e social e as dinâmicas deste na constituição da subjetividade. Doutoranda em Filosofia na Faculdade de Letras Universidade de Lisboa na área da Estética e Filosofia da Arte, foi bolseira FCT de 2016 a 2020. Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e licenciada em arquitetura. É investigadora em formação do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL); membro da ISPA (International Society for the Philosophy of Architecture) e do Núcleo de estudo Simmelianos da Universidade de Lisboa. Foi docente no Mestrado Integrado em Arquitectura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia e no Mestrado em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Concebe e orienta atividades de sensibilização para as artes e arquitetura, colabora com o Museu Coleção Berardo e MAAT. Iniciou a sua prática curatorial em 2019 com o projecto ARQUIVO EXQUIS e é co-fundadora do ColectivoFACA. Tem publicado ensaios na área da reflexão sobre a arquitetura e a filosofia da arte.

Andreia Coutinho nasceu em 1986 e é ilustradora e mediadora educativa. Licenciada em Pintura pela FBAUL (2009) e Master of the Arts em Ilustração pela Kingston University (2015) Autora da zine Hair (SapataPress 2018) e colaboradora em vários projetos de publicação independente em Portugal. Trabalha em museus desde 2010, com experiência em Portugal e no Reino Unido e é um dos membros fundadores do coletivo de ativismo curatorial ColectivoFACA.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada no âmbito geral como ACD

Duração da formação

Curta duração

Grupos de Recrutamento

Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

Formador/a

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