Zbiriguidófilo: entre o conto e a experiência plástica

Data: 13 janeiro 2024
Duração: 4 horas

WORKSHOP ONLINE
Para docentes de todos os níveis de ensino e outras pessoas interessadas
Prazo limite de inscrição: 8 janeiro 2024

Esgotado!

Este workshop destina-se a docentes, e a todas as pessoas interessadas, que atuam em contextos pedagógicos e que pretendam partir do conto, enquanto produção literária ficcional, para propor vivências multissensoriais. Vamos andar à procura do Zbiriguidófilo, de Pitum Keil do Amaral, um ser abstrato, ambíguo e fugidio, e acrescentamos Ferreira Gullar como referência, através do seu livro “Zoologia Bizarra”, onde estão os seres mais estranhos que existem e que ainda nem existem. Vamos à poesia, à prosa, às cores e às formas! Da magia das palavras imaginamos novas formas e da magia das formas construímos novas palavras, ditas e escritas, porque entre a linguagem visual e verbal os signos flutuam sem fronteiras. E assim, combinamos recursos semióticos para desbloquear e potenciar processos criativos.

36,00 

Esgotado

Categorias:

Duração: 4 horas
Data: 13 janeiro 2024
Horário: 9h-13h
Local: Online, no Zoom
Formadora: Filipa Rodrigues
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino e outras pessoas interessadas
Acreditação: Este workshop é acreditado como Ação de Curta Duração de 4 horas
Centro de formação: CFAE AVCOA

Esgotado!

 

SINOPSE
A dimensão imagética proporcionada pelo conto, enquanto produção literária ficcional, constitui um indutor de experiências que evocam a imaginação e estimulam a criatividade, propondo uma multiplicação de vivências multissensoriais. Nesta formação, as experimentações plásticas surgem de propostas de transformação do papel, percorrendo o conteúdo textual de “Zbiriguidófilo”, de Pitum Keil do Amaral, numa lógica que explora a potencialidade do “acidental” na (re)criação de significados para depois se ligar à intencionalidade do processo comunicativo. A dimensão plástica integra-se noutras linguagens artísticas, convocando a expressão da voz, do corpo, do movimento e da musicalidade, presentes na paisagem e na personagem principal do conto. Os participantes são convidados a conhecer o processo criativo de Ferreira Gullar, cujo neoconcretismo se funde também na conceção e materialização plástica dos pressupostos desta formação.

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  1. Animação leitora e produção plástica – territórios comunicantes;
  2. Personagem e Persona no processo de arte-comunicação;
  3. Processos criativos – do acidental ao intencional na arte;
  4. Estética do neoconcretismo – construção e desconstrução como processo criativo;
  5. Linguagens artísticas integradas e vivências multissensoriais;
  6. Técnicas e materiais de produção – o papel como matéria prima.

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

  • Recolha de papéis (pedaços ou restos de diversos tipos, tamanhos, texturas, cores, gramagens, etc.)
  • Tesoura e cola (universal líquida ou cola branca)
  • 2 cartolinas A4 (cores diferentes)
  • Telemóvel (para fotografar)

 

AVALIAÇÃO

Preenchimento de um questionário de satisfação.

Filipa Rodrigues

Filipa Rodrigues, investigadora e professora no ensino superior.

Filipa Rodrigues é investigadora integrada no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes e investigadora colaboradora no CIIS (Universidade Católica) e no Ci&DEI (Politécnico de Leiria). Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Doutorada em Ciências da Cognição e Linguagem na Universidade Católica Portuguesa. Desde 2017 é docente no Instituto Politécnico de Leiria (ESECS). Professora de Educação Visual e Tecnológica pela ESEP, Politécnico do Porto, com profissionalização em Educação Especial, formação pós-graduada em Arts, Craft & Design pela Universidade de Surrey e na Abordagem Snoezelen pelo ISNA – International Snoezelen Association. Professora desde 1998 no Ensino Básico com experiência multidisciplinar em diversos níveis de ensino. É membro da comissão científica da revista “Imaginar”, publicação da APECV. Lidera, neste momento, um grupo de menores refugiados no âmbito da SPEAK, uma ONG com projeto de inovação Social.

Informação adicional

Acreditação

Acreditada no âmbito geral como ACD

Duração da formação

Curta duração

Grupos de Recrutamento

Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

Modalidade

Formador/a

Produtos relacionados