Ilustração contemporânea como produção de discurso

Duração: 25 horas
Datas: 1, 3, 12 e 29 novembro 2025

CURSO ONLINE
Para docentes dos grupos 240 e 600

Esta formação propõe-se explorar o potencial do livro ilustrado como instrumento pedagógico interdisciplinar, destacando o papel da imagem na construção de discurso crítico e criativo. Através de exemplos de obras contemporâneas, serão abordadas temáticas, técnicas e estratégias que podem enriquecer a prática docente e ampliar o repertório de materiais em sala de aula. Os participantes serão desafiados a criar a sua própria narrativa ilustrada, experimentando diferentes recursos plásticos e metodológicos que valorizam o processo criativo e a mediação artística.

O curso inclui ainda um workshop exclusivo de 2 horas, com a ilustradora Catarina Sobral, que partilhará a sua experiência e processo criativo.

As vagas são preenchidas por ordem de pagamento.

👉 Inscreva-se e descubra como transformar o livro ilustrado num catalisador de diálogo, imaginação e aprendizagem em contexto educativo.

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Duração: 25 horas
Data: 1, 3, 12 e 29 novembro 2025
Horário: ver abaixo.
Local: Online, no Zoom
Formadora: Marta Ornelas // Convidada: Catarina Sobral
Destinatários: Docentes dos grupos 240 e 600
Acreditação: Este curso é acreditado para docentes na dimensão científica e pedagógica com a duração de 25 horas
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122951/24
Centro de formação: CFAE AVCOA

Datas e Horário
🟢 Sessão 1 – 1 novembro, sábado – 09h00-13h00 (síncrona) 4h
🟢 Sessão 2 – 3 novembro, segunda-feira – 18h30-20h30 (síncrona) 2h
🟢 Sessão 3 – 12 novembro, quarta-feira – 18h30-20h30 (síncrona) 2h
🟠 Sessão 4 – 15 novembro, sábado – 09h00-15h00 (assíncrona) 6h
🟠 Sessão 5 – 17 novembro, segunda-feira – 18h00-22h00 (assíncrona) 4h
🟠 Sessão 6 – 20 novembro, quinta-feira – 18h00-22h00 (assíncrona) 4h
🟢 Sessão 7 – 29 novembro, sábado – 09h00-12h00 (síncrona) 3h

SINOPSE

Esta formação pretende contribuir para que as artes visuais sejam catalisadoras de experiências interdisciplinares através de um instrumento comum nas escolas, o livro ilustrado, explorando o seu papel na construção de discurso. O campo da ilustração infanto-juvenil contemporânea permite fazer uma abordagem teórica às temáticas, às técnicas e às possibilidades de discussão em sala de aula. É importante que os docentes possam ampliar o seu repertório de livros de formato e encadernação comuns, nos quais a ilustração tem um papel fundamental na criação de discurso crítico, bem como de técnicas de criação de histórias. Além dos exemplos que serão apresentados, cada formando ficará capacitado para a construção de uma narrativa ilustrada.

O curso inclui um workshop de 2 horas com a ilustradora Catarina Sobral.

NOTA: Se é docente de um dos grupos de recrutamento indicados nos destinatários deste curso, após a sua compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efectuar este registo.

CONTEÚDOS

  • Apresentação. Partilha do contexto de trabalho de cada participante e motivações para frequentar o curso.
  • Livros infanto-juvenis: o que contam as ilustrações? Análise dos discursos veiculados por imagens de livros ilustrados destinados a crianças e jovens; o papel das pessoas ilustradoras na criação de narrativas visuais.
  • Exemplos de livros ilustrados: temas, técnicas e possibilidades de discussão em sala de aula. Evolução da ilustração no livro, sob uma perspetiva questionadora; temas e técnicas utilizadas por pessoas autoras e ilustradoras; relação entre ilustração e arte contemporânea; o livro ilustrado como potenciador de debate e de manifestação de olhares sobre temas divergentes.
  • Criação de histórias a partir de objetos desbloqueadores e estruturantes da narrativa. Objetos mediadores da comunicação que ajudam a criar histórias e a estruturar uma narrativa, como dados visuais, baralhos de cartas e objetos do quotidiano; a obra de arte como recurso criativo para contar uma história.
  • Técnicas plásticas diversas para narrativas ilustradas. Experimentação de técnicas plásticas, partindo da premissa de que o desenho não é a única linguagem possível para uma narrativa ilustrada; exploração de técnicas plásticas alternativas ao desenho.
  • Criação de uma narrativa ilustrada (parte I). Pesquisa técnica e temática; estabelecimento do conceito para realização de uma narrativa ilustrada.
  • Criação de uma narrativa ilustrada (parte 2). Conceção, exploração e concretização de uma narrativa ilustrada, a partir das técnicas e temáticas abordadas nas sessões anteriores e na pesquisa realizada.
  • Apresentação e partilha de resultados. Espaço de diálogo, no qual se debatem os temas e os processos artísticos e criativos utilizados, bem como as aprendizagens que deles resultaram e os benefícios para o desenvolvimento do trabalho em contexto de sala de aula.

 

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:

Cada participante deve ter consigo um conjunto de materiais básicos, como riscadores coloridos, tintas, papéis, tesoura e cola. Caso não disponha de algum destes materiais, sinta-se à vontade para os substituir pelo que entender e tiver à mão.

 

AVALIAÇÃO

Cada formando deverá participar nas sessões calendarizadas, cumprindo o número de horas previstas na acreditação. O regime de avaliação pretende privilegiar a capacidade reflexiva dos formandos, espelhada, quer nos relatórios de reflexão crítica que cada formando realiza após a ação, quer na intervenção oral e prática exploratória proposta em cada sessão.

Os critérios de avaliação e respetiva ponderação são os seguintes:
1. Participação (50%) – grau de envolvimento e participação na ação: participação nas discussões e reflexões propostas; realização dos exercícios práticos de cada sessão.
2. Trabalho produzido (50%) – relatório de reflexão crítica sobre os conteúdos abordados, ligando-os às práticas desenvolvidas neste domínio e aos contextos de trabalho.

A avaliação quantitativa será de 1 a 10  com a seguinte formulação: 1 a 4,9 – Insuficiente; 5 a 6,4 – Regular; 6 6,5 a 7,9 – Bom 8 a 8,9 – Muito Bom 9 a 10 – Excelente.

Marta Ornelas

Marta Ornelas, professora e formadora de professores, fundadora da Arte Central.

Marta Ornelas é professora há mais de 25 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. Doutorou-se em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. A sua atividade passa também pela formação certificada de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros sobre o ensino e a aprendizagem das artes. É membro da comissão científica do Congresso Internacional Matéria Prima (Ensino Artístico) e revisora de artigos da Revista Midas (Educação em Museus) e do IJABER – International Journal of Arts-Based Educational Research, entre outras publicações. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural. Recebeu o Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

 

Catarina Sobral

Catarina Sobral, ilustradora premiada, convidada pela Arte Central para um workshop de ilustração

Ilustradora, autora de livros ilustrados e realizadora de cinema de animação. Nasceu em Coimbra, em 1985. Licenciada em Design Gráfico e mestre em Ilustração, publicou o seu primeiro livro em 2011, pela editora Orfeu Negro. Desde então, ilustrou vinte e três livros, dezasseis dos quais também da sua autoria. A relação entre texto e imagem constitui o núcleo da sua prática artística, explorando diferentes meios e procurando sempre a abordagem mais adequada a cada projeto. É realizadora de duas curtas-metragens de animação, autora e diretora artística de uma peça de teatro para a infância e produtora de um programa de rádio para jovens públicos. Colabora ainda como docente em duas escolas de Lisboa, cidade onde reside atualmente, e é formadora em dois cursos da plataforma Domestika. Foi premiada diversas vezes por várias entidades, pelo seu trabalho como ilustradora, como o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha, em 2014, ou o Prémio Nacional de Ilustração, em 2024, tendo recebido também a Menção Especial, em 2011 e 2017.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada na dimensão científica e pedagógica

Duração da formação

25 horas

Grupos de Recrutamento

Grupo 240, Grupo 600

Formador/a

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