Pedagogias da Cor

Duração: 40 horas
Datas: 15 janeiro a 16 junho 2026

CURSO ONLINE
Para docentes, mediadoras/es, educadoras/es, facilitadoras/es

Pedagogias da Cor: práticas artísticas sustentáveis para a sala de aula é um curso de 6 meses, especialmente pensado para docentes que desejam renovar a sua prática em Artes Visuais através de métodos contemporâneos, materiais acessíveis e estratégias criativas alinhadas com pressupostos de sustentabilidade.
Ao longo de encontros mensais transmitidos online a partir do estúdio da Faber-Castell, vamos explorar técnicas simples e eficazes de desenho, cor, composição bi e tridimensional, sempre articuladas com fundamentos pedagógicos atuais. Cada sessão inclui demonstrações práticas com materiais Faber-Castell, propostas passíveis de serem exploradas em sala de aula e um conjunto de recursos digitais que prolongam a aprendizagem entre encontros.
Mais do que um curso técnico, esta formação oferece um espaço de experimentação, reflexão e desenvolvimento profissional, ajudando docentes a envolver as suas turmas em processos artísticos significativos e ambientalmente conscientes.
Uma oportunidade para transformar a forma como se ensina Artes Visuais: com criatividade e propósito.

INCLUI:
👉 Manual (ebook) completo de todos os conteúdos do curso (cada capítulo é fornecido no final de cada módulo);
👉 Recursos digitais: textos e artigos, bibliografia, vídeos e exercícios práticos;
👉 Acesso às gravações por 6 meses;
👉 Masterclass “A Cor na Aula Ateliê” pelo Estúdio de Pintura Apotheke (Jociele Lampert, Brasil – UDESC);
👉 Certificado de 40 horas de formação (deverá cumprir 3 dos 5 desafios plásticos lançados ao longo do curso).

BÓNUS 1 primeiras 10 inscrições
Kit Faber-Castell composto por:
⭐️ Set lápis de cor Black Edition – 50 unidades com suporte de secretária
⭐️ Set 5 marcadores Grip Finepen tons pastel. Enviado para a morada indicada na compra.

BÓNUS 2 primeiras 50 inscrições
⭐️ Cupão de desconto de 10€ na compra de 25€ (IVA incluído) de materiais Faber-Castell, em lojas a designar.

BÓNUS 3, 4, 5 e 6 inscrições até 30 de novembro 3 de dezembro de 2025, às 23h59
⭐️ Calendário do advento com desafios diários para rotinas artísticas.
⭐️ Ebook “20 maneiras de explorar a mistura das cores”.
⭐️ Glossário da Sustentabilidade com 50 propostas pedagógicas.
⭐️ Visita presencial ao estúdio da Faber-Castell com oferta de: um workshop com a Vânia Colaço e um presente surpresa (20 de junho de 2026, sábado).

BÓNUS 7 inscrições durante o webinar
⭐️ Guia dos artistas “sustentáveis” apresentados no webinar: biografia; descrição detalhada das obras; 1 proposta pedagógica por artista.

49,00 

Em stock

Categorias:

Curso online: Pedagogias da Cor: práticas artísticas sustentáveis para a sala de aula
Duração: 40 horas
Data: 15 janeiro a 16 junho 2026
Horário: ver abaixo.
Local: Online, no Zoom
Formadora: Marta Ornelas
Destinatários: Docentes, mediadoras/es, educadoras/es, facilitadoras/es
Parceiro: Faber-Castell
Data limite de inscrição: 30 dezembro 2025
Este curso não é acreditado para docentes.

Datas e Horário
🟢 Módulo 1 – 15 janeiro, quinta-feira – 18h30-19h30
🟢 Módulo 2 – 26 fevereiro, quinta-feira – 18h30-19h30
🟢 Módulo 3 – 20 março, sexta-feira – 18h30-19h30
🟢 Módulo 4 – 23 abril, quinta-feira – 18h30-19h30
🟢 Módulo 5 – 8 maio, sexta-feira – 18h30-19h30
🟢 Módulo 6 – 16 junho, terça-feira – 18h30-19h30
🟠 As sessões online e em direto ficam gravadas (acesso durante 6 meses).
🟠 Manual do módulo, recursos adicionais e exercícios disponibilizados sempre após cada transmissão em direto.
🟠 O acesso ao curso será fornecido na segunda semana de janeiro de 2026.

O curso online Pedagogias da Cor é destinado a professoras e professores de Artes Visuais e de outras áreas, docentes, educadoras, educadores e pessoas mediadoras culturais que trabalham em educação artística e procuram integrar práticas de cor, materiais sustentáveis e metodologias inovadoras nas suas aulas e projetos. Ao longo do curso, aprofundam-se temas como sustentabilidade na escolha de materiais, experimentação cromática, pedagogias contemporâneas e estratégias aplicáveis diretamente em contextos educativos. É uma formação pensada para quem quer elevar a qualidade da mediação, renovar práticas e fortalecer a ligação entre arte, escola e comunidade.

CONTEÚDOS

  • MÓDULO 1: Cor como experiência sensível
    O que é a cor?
    Teoria da Cor.
    Referências Artísticas.
  • MÓDULO 2: Materiais sustentáveis e consumo consciente
    Como avaliar materiais escolares?
    Durabilidade, origem, certificações, resíduos.
    Estudo de caso Faber-Castell.
  • MÓDULO 3: Misturas, transparências e sobreposições
    Princípios técnicos: contraste, saturação, temperatura, camadas.
    Referências artísticas.
  • MÓDULO 4: Cor, cultura e narrativas visuais
    Simbologia da cor.
    Referências artísticas.
  • MÓDULO 5: Cor e espaço – instalação e escala
    Trabalhar a cor no espaço tridimensional; cenografia; arte pública escolar.
    Referências artísticas.
  • MÓDULO 6: Planeamento pedagógico
    Construir uma proposta de aula.
  • MÓDULO EXTRA: Visita ao estúdio da Faber-Castell (Bónus para inscrições até 30 novembro 4 dezembro 2025, às 23h59) 
    Workshop de experimentação de materiais com Vânia Colaço.

 

CERTIFICADO
O certificado será emitido em julho de 2026.
Para receber o seu certificado terá de ter participado em, pelo menos, 3 dos 5 desafios propostos.
Esta formação não é acreditada no âmbito da formação contínua de docentes.

Marta Ornelas

Marta Ornelas, professora e formadora de professores, fundadora da Arte Central.

Marta Ornelas é professora há mais de 25 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. Doutorou-se em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. A sua atividade passa também pela formação certificada de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros sobre o ensino e a aprendizagem das artes. É membro da comissão científica do Congresso Internacional Matéria Prima (Ensino Artístico) e revisora de artigos da Revista Midas (Educação em Museus) e do IJABER – International Journal of Arts-Based Educational Research, entre outras publicações. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural. Recebeu o Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Informação adicional

Modalidade

Formador/a

Produtos relacionados