1as Jornadas de Arte e Educação

Data: 4 e 5 julho 2025

PRESENCIAL
Universidade Lusófona, Lisboa.
Formação acreditada para docentes do pré-escolar ao secundário como Curso de 15 horas (+10 horas facultativas online)
Prazo limite de inscrição: 26 junho 2025

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
– consulte toda a informação no site das Jornadas AQUI

Organizadas pela Arte Central, em parceria com a Universidade Lusófona, estas Jornadas pretendem ser um espaço de encontro, partilha e reflexão entre professores e educadores no ativo e em formação, formadores de professores, investigadores em educação artística no campo das artes visuais, juntamente com profissionais da cultura, fortalecendo a relação entre a escola, a investigação e os espaços culturais. Conferências, workshops, debates, apresentação de pósteres e visitas a museus e galerias farão parte das atividades, promovendo o diálogo entre teoria e prática. Numa perspetiva de contextualização e enquadramento de pedagogias diversificadas praticadas no ensino das artes, estas Jornadas procuram reforçar o reconhecimento das artes como parte essencial de uma Escola viva, ativa, crítica e humanista.

Estas Jornadas são acreditadas para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e do Ensino Especial. Pode frequentar as sessões presenciais, num curso de 15 horas, e pode frequentar também mais duas Ações de Curta Duração, online, totalizando assim 25 horas de formação.

Aproveite o desconto na inscrição até 14 de junho!
Informamos que iremos manter o desconto até à data limite de inscrição, 26 de junho.

As primeiras 25 inscrições recebem um super kit Faber-Castell, entregue na sessão de encerramento a quem estiver presente. Os kits não reclamados serão distribuídos por ordem de inscrição entre os presentes. Informamos que já ultrapassámos as 25 inscrições. Agora temos uma nova surpresa reservada para as próximas inscrições feitas até ao dia 25 de maio. O presente é simbólico, mas cheio de significado e afeto. Reserve já o seu!

Price range: 15,00 € through 100,00 €

Data: 4 e 5 julho 2025
Horário: 09h00-18h30, em ambos os dias
Local: Universidade Lusófona, Lisboa
Destinatários: Docentes do ensino básico e secundário; estudantes e docentes da Universidade Lusófona; outras pessoas interessadas.
Acreditação: Curso de 15 horas, acreditado para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e do Ensino Especial.
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-134991/25
Centro de formação: CFAE AVCOA
Prazo limite de inscrição: 26 junho 2025
Inscrições encerradas.

Frequência facultativa, sem custos adicionais, de mais 10 horas de formação online:
🟡 Ação de Curta Duração 1A Educação Artística como espaço de experimentação e pensamento crítico (7 e 8 de Julho – 5 horas)
7 julho, 18h-20h (assíncrona)
8 julho, 18h-21h (síncrona, no Zoom)
🟡 Ação de Curta Duração 2Desenho Expandido: novas perspetivas para o ensino das artes (10 e 11 de Julho – 5 horas)
10 julho, 18h-20h (assíncrona)
11 julho, 18h-21h (síncrona, no Zoom)

 

🔴 Se tem um projeto ligado à Educação Artística (ou áreas afins) pode inscrever-se para apresentar um póster físico ou digital.
Contacte-nos através do email info@artecentral.pt

 

CONHEÇA O PROGRAMA AQUI

NOTA 1: O programa compreende sessões paralelas cuja participação é limitada ao número de lugares disponíveis. As sessões paralelas acontecem em simultâneo e cada participante receberá informação atempada para se inscrever nas sessões que pretende frequentar.

NOTA 2: Após a sua inscrição/compra registe-se na plataforma do CFAE AVCOA para requerer o certificado com as horas de formação docente. Quem não precisa, não tem de se registar e receberá um certificado da Arte Central, personalizado e com os dados da formação. Faça aqui o download do nosso tutorial em PDF, com as instruções para efetuar este registo.


 

1as JORNADAS DE ARTE E EDUCAÇÃO

ORGANIZAÇÃO:
Arte Central

PARCEIRO INSTITUCIONAL:
Universidade Lusófona (CICANT e CEIED)

PARCEIROS ESTRATÉGICOS:
Lisboa Cultura
Plano Nacional das Artes
Fundação Calouste Gulbenkian
FaJúnior FAUL // Rede de Educação Pela Arquitetura
Centro de Formação CFAE AVCOA
Câmara Municipal de Lisboa

APOIOS:
Faber-Castell
Fabriano
Poets and Dragons Society
Portela Cafés
Museu da Água, EPAL

CONTEÚDOS

CONTEÚDOS TRANSVERSAIS: conteúdos gerais presentes na globalidade das atividades das Jornadas, incluindo as sessões plenárias e as atividades paralelas optativas.

1.1. Pedagogias das Artes Visuais: exploração de metodologias e práticas de ensino das artes visuais, considerando perspetivas contemporâneas e referenciais teóricos relevantes. Serão abordadas pedagogias críticas, participativas e experimentais, promovendo o pensamento visual, a criatividade e a interligação com outras áreas do conhecimento.

1.2. Investigação em Educação Artística: discussão sobre a relação entre investigação e prática pedagógica, promovendo o contacto com estudos e projetos inovadores na área da educação artística.

1.3. Formação Contínua de Docentes: análise do impacto da formação contínua na prática pedagógica e na inovação curricular. Serão partilhados exemplos de práticas e modelos formativos que valorizam a arte na escola e fomentam o desenvolvimento profissional dos docentes.

1.4. Projetos de Educação Artística: divulgação de projetos desenvolvidos em contextos educativos formais e não formais. Será apresentado um conjunto de pósteres sobre práticas emergentes e consolidadas, permitindo a troca de experiências e o diálogo entre os participantes.

CONTEÚDOS OPTATIVOS: conteúdos específicos presentes em atividades paralelas optativas das Jornadas.

2.1. Arte e Educação em Museus: reflexão sobre o papel dos museus como espaços educativos, analisando estratégias de mediação cultural na sua relação com as escolas. O tema será aprofundado através de visitas orientadas a equipamentos culturais.

2.2. Arte e Educação Patrimonial: abordagem à educação patrimonial como meio de valorização da identidade e da memória coletiva. Serão discutidas estratégias pedagógicas que integrem o património material e imaterial nas práticas escolares, com apoio de visitas a equipamentos culturais.

Intervenientes (por ordem alfabética):

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

ADRIANA PARDAL
Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM)
Doutorada em Educação Artística na Universidade de Lisboa (2022) e mestre em Criação Artística Contemporânea, pela Universidade de Aveiro (2008). É membro do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes. Univ. de Lisboa / Faculdade de Belas Artes. Coordenadora do Programa de Mediação e Participação (MeP) do Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM). Professora Adjunta Convidada pela Escola Superior de Educação de Lisboa, no domínio Artes Visuais Tecnologias e Multimédia nas áreas das Artes Visuais e Tecnologias, Mediação Artística e Cultural, Educação Artística e Animação Sociocultural. Competências e experiência de coordenação no domínio dos Serviços Educativos de Museus e na gestão e coordenação de projetos especiais de arte e inclusão social (Casa das Histórias Paula Rego, Fundação Calouste Gulbenkian e Artemrede). Experiência na criação e mediação artística, na conceção e realização de visitas, oficinas e instalações participativas.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

AMPARO ALONSO-SANZ
Universidade de Valência
Professora titular de Educação Artística no Departamento de Didática de Educação Física, Artística e Música da Faculdade de Educação (Facultat de Magisteri) da Universidade de Valência. É membro do Instituto Universitário de Criatividade e Inovações Educativas (Institut Universitari de Creativitat i Innovacions Educatives). Coordena o grupo ABERTURA, dedicado à Investigação Educativa baseada nas Artes e na Participação através da Cultura e das Artes. Codirige a EFIMERE, uma revista de investigação académica centrada na investigação visual, no pensamento artístico e nas pedagogias visuais. É licenciada em Arquitetura Técnica, tendo recebido o Prémio Aluno 5 Estrelas da Universidade Miguel Hernández (UMH), bem como os prémios extraordinários de licenciatura em Belas-Artes e de doutoramento em Didáticas Específicas. As suas áreas de investigação desenvolvem-se em torno da Cultura Visual, da conciliação entre vida académica e familiar, dos ambientes de aprendizagem e da formação inicial de professores, a partir de perspetivas feministas e com metodologias plurais.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

ANA DO CANTO
Plano Nacional das Artes
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1994). Pós-graduada no Mestrado em Teorias da Arte pela mesma faculdade (2002). Professora de Artes Visuais na Escola Artística António Arroio. Paralelamente à docência desenvolve projetos de ilustração e de design de comunicação. Formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na área e domínio das Artes Visuais. Integra a Equipa do Plano Nacional das Artes, desde 2022, desenvolvendo projetos entre design de comunicação e mediação. Realiza com a Sara Velasco recursos pedagógicos e ações de formação intituladas: Projeta-Me e A Natureza das Coisas/ Azul e Árvores. Foi professora cooperante do mestrado em Ensino das Artes Visuais da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2011-2013). Integrou a Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação (2018-2022).

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

ANA RIBEIRO
Um Artista aí em Casa
Nasci em Lisboa, em 1980. Sou licenciada em Design de Comunicação pela FBAUL e profissionalizada em Ensino das Artes Visuais pela FCEUL. Fui professora de Artes Visuais durante 20 anos, dando aulas do 1o ao 12o ano. Fiz o curso de Mediação Cultural da Acesso Cultura e uma pós-graduação em Práticas Artísticas e Inclusão Social pela FCHUC. Sou uma apaixonada por questões de corpo e acredito na ligação de diferentes formas artísticas: fui ginasta e acrobata aérea; fiz formação em teatro físico e dança (destaco o Curso de Dança na Comunidade de 2015, no Fórum Dança); dei aulas e encenei espetáculos de Artes Circenses, no Chapitô, em Lisboa. Sou mediadora cultural e trabalho a simbiótica ligação entre as artes e a educação através do projeto autoral Um Artista aí em Casa. Sou mãe de duas crianças intensas.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

ANA TUDELA SOUSA
CIEBA // Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Lisboa, 1980. Docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, nos vários ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e doutoramento). Foi coordenadora do grupo de Educação Artística do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (2019-2023), onde é investigadora integrada, responsável principal pelo projeto internacional “Arte, Educação e Infância” e corresponsável pelo projeto “Confiarte – Oficinas de Arte e Cidadania”. É doutorada em Belas-Artes Educação Artística (2016), mestre em Educação Artística (2007) e licenciada em Artes Plásticas – Pintura (2003), pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes. Continua a desenvolver prática artística a par da formação de educadores de infância e professores do ensino básico e secundário. Enquanto investigadora, foi bolseira de mestrado e de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Hoje, os seus interesses principais incluem o diálogo entre concepções e práticas, tanto na formação de professores, como na formação artística dos estudantes, através de abordagens disruptivas, que impliquem uma pedagogia crítica.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

ANDREIA DIAS
CAM – Centro de Arte Moderna, FCG
Programadora educativa, mediadora cultural, arte educadora e formadora. É responsável pelas áreas da Educação – Escolas e outras Instituições Educativas e Crianças e Famílias, no Setor de Educação, Mediação e Participação do CAM – Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2021 tendo tido a mesma função entre 2016 e 2021 no Museu Calouste Gulbenkian (Coleção Moderna e Coleção do Fundador). Tem desenvolvido desde 2017 uma linha de projetos participativos, colaborativos ou de cocriação entre museu e escola que partem da arte e da educação artística – Fábrica de Projetos. Colabora com o CIEBA – FBAUL, CITCEM – FLUP e GEPPAIE – IE Ulisboa.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

CARLO GIOVANI
Poets And Dragons
Designer gráfico, ilustrador e artista visual. Tem o papel como elemento central do seu trabalho, explorando a sua versatilidade e plasticidade, desde as aplicações bidimensionais até às possibilidades escultóricas para ilustrações e animações em stop-motion. Foi distinguido com importantes prémios internacionais: em Espanha, Argentina, EUA e França. Em 2021 e 2023 foi selecionado para a shortlist do World Illustration Award – The AOI – Inglaterra. Tem mais de 40 livros publicados como designer de capa e ilustrador para as editoras Penguin Books, Sentillana, Companhia das Letras, Cosac Naify, The Poets and Dragons Society, Paleta de Letras e Porto Editora. Conta também com projetos para marcas: Coca-Cola, Nike, Hershey’s, Pepsi, Netflix, Spotify, Nestlé, Ford Motors, entre outras. É formador em oficinas de ilustração e narrativa visual e foi professor convidado no curso de licenciatura e pós-graduação de Design Gráfico e Ilustração no Instituto Europeo di Design – IED-SP e participa como conferencista em eventos sobre design e ilustração.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

CAROLINA BELLO
Rede EPA – Educação Pela Arquitetura
É mestre em Arquitetura, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e pós-graduada em Curadoria de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Interessa-se pela educação e pelas suas relações com a arte e a sua actividade profissional divide-se entre a arquitetura, a investigação do património e a mediação cultural. É fundadora da ursa, uma plataforma de investigação para a mediação e a educação artística, através da qual colabora junto dos serviços educativos de museus e outras instituições culturais, é membro da equipa coordenadora da rede EPA – Educação pela Arquitetura.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

CATARINA ALELUIA
Bairro dos Museus, Fundação D. Luís I
Doutorada em Belas-Artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2024), com tese teórica sobre os limites (e os não limites) da pintura na relação com os públicos e com o contexto de exposição. Bolseira por mérito nas áreas da Cerâmica, do Vidro e do Mosaico (2007 a 2009). Pertence ao Centro de Investigação em Belas-Artes, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA). Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico Nacional da Formação Contínua com prática artística e pedagógica (2017) nos concelhos de Lisboa, Cascais e Sintra. Desde 2008 desenvolve projetos na área da Educação pela Arte (Artes Visuais) em contexto não formal, no espaço de museu, de galeria e na ligação com a paisagem. Desde 2015 coordena a Equipa de Mediação Artística e Cultural da Fundação D. Luís I (Cascais), no âmbito do envolve-te | Programa Cultural e Educativo do Bairro dos Museus.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

CONSTANÇA VASCONCELOS
Universidade Lusófona
Professora Associada da Universidade Lusófona desde 2001, Coordenadora dos Mestrados em Ensino das Artes Visuais desde 2008, lecionando Didática das Artes Visuais e Metodologias de Investigação. Responsável pela Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino das Artes Visuais desde 2009. Editora do Dossier das Artes Visuais da Revista Lusófona de Educação desde 2014. Investigadora do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) da Universidade Lusófona – Lisboa e participa na ReLeCo Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade (ART.DS). Participação no Forum Ciência Pública. Formada em arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, tendo obtido o Doutoramento na mesma área pela Universidade de Salford, Reino Unido (2001). Foi professora em artes visuais no Ensino Básico e Secundário, até 2001. Tem publicações na área das artes, desenho e design, ensino das artes e formação de professores. Participa na organização de conferências, seminários e workshops na área das artes e seu ensino. Participação no projeto MUSDIS – The Museologic Dispositive as Communication Means. Participa no projeto MUBIESUS Ciência pública e percursos educativos para a sustentabilidade em museus e bibliotecas de Lisboa e São Paulo.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

DANIELA ARAÚJO
Lisboa Cultura
Doutorada em Estudos do Desenvolvimento pela Universidade de Trás-os-Montes, mestre e licenciada em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa, onde lecionou durante 14 anos. Realizou pesquisa etnográfica em diversos locais de Portugal, nomeadamente em Lisboa, Buarcos, Donas, Campo Benfeito, Chaves, Montalegre e Tomar, organizando recolhas do património imaterial. Colaborou como investigadora e comissária na preparação de várias exposições em diversos museus, nomeadamente no Museu de Arte Popular, Convento de Cristo e Ecomuseu de Barroso. No Museu de Lisboa integrou vários projetos de pesquisa e exposições e foi comissária da exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, prémio da melhor exposição temporária da APOM (2021). Integra o Gabinete de Projetos da EGEAC onde desenvolve a sua atividade profissional na área dos Públicos e Projetos de Proximidade.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

DAVID FELISMINO
Museu de Lisboa
Historiador e Museólogo. É Licenciado em História – Ramo científico e pós-graduado em História Moderna pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, na variante Património e Projetos Culturais pelo ISCTE –Instituto Universitário de Lisboa. Desempenhou funções como investigador e curador no Instituto de Ciências Sociais, na Casa Fronteira e Alorna, no Museu Geológico, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e no Museu da Saúde, tendo sido responsável pelo desenho do projeto museológico deste último. Desde 2020, é Diretor-adjunto e Coordenador do Serviço Educativo do Museu de Lisboa (EGEAC/Lisboa Cultura). É Presidente do ICOM Portugal (2023-2026), tendo sido Secretário da Direção anterior (2020-2023).

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

DINA SOARES
Plano Nacional das Artes
Exerce funções de Coordenadora Intermunicipal no Plano Nacional das Artes. Licenciada em Música; Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores pela FPCE da UC; formação especializada em Educação Especial – Domínio cognitivo/motor. Docente de Educação Musical em escolas públicas e privadas e formadora na área das Didáticas da Música e da implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular (DAC).

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

FABRÍCIA VALENTE
Curadora e Mediadora Cultural
Doutoranda em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos no ISCTE e licenciada em Arquitetura pela Universidade de Évora. Interessa-se pela multidisciplinaridade da Arquitetura e as possibilidades de interface das suas fronteiras disciplinares, nomeadamente com as Artes Plásticas, a Música e o Cinema.Desenvolve a sua prática profissional entre a curadoria, a curadoria educativa, a mediação artística e a investigação. Trabalhou na curadoria e programação do Pavilhão KAIROS, realizou vários projetos de curadoria pedagógica para vários museus em Lisboa, desenvolveu a curadoria artística da exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, em Algés e encontra-se a desenhar dois projetos de curadoria, nas áreas da música e da pedagogia artística. Trabalha em Mediação Cultural nas áreas da Arquitetura e das Artes Plásticas no MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, no Museu Coleção Berardo, no CCB, na State of the Art e colaborou pontualmente com a Trienal de Arquitetura de Lisboa. Desenvolveu projetos pedagógicos e artísticos em mais de 200 exposições e projetos de continuidade entre instituições museológicas e instituições de ensino. Leciona na licenciatura de Media Production, numa parceria entre a ETIC, PT e a Solent University, UK. Faz parte da redação da seção de Arquitetura da Umbigo Magazine, da qual já foi editora e pertenceu à última redação do J_A (Jornal de Arquitetos).

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

FERNANDO HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ
Universidade de Barcelona
Professor emérito da Unidade de Pedagogias Culturais da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona e doutorado em Psicologia pela mesma instituição. Foi coordenador do doutoramento em Artes e Educação na Universidade de Barcelona e colaborou em projetos educativos – em escolas e museus – promovendo e facilitando que todos os estudantes encontrassem o seu lugar para aprender. Faz parte do grupo de investigação Esbrina – Subjetividades, visualidades e ambientes educativos contemporâneos. As suas publicações mais recentes são, em colaboração com outras/os autoras/es: “Curriculum, Culture, and Art Education Comparative Perspectives” (Suny Press); “Uma pedagogia desobediente. Tecer a vida da aula e da escola a partir de projetos de indagação” (Octaedro); “Cartografias afectivas. Afinidades e afectos nas artes, na investigação e nas pedagogias” (Palgrave Macmillan). Os seus interesses de investigação prendem-se com o ensino e a aprendizagem na sociedade de informação, aspetos institucionais e simbólicos nos ambientes de aprendizagem, a construção do sujeito ensinante e aprendente e a compreensão do universo visual a partir dos estudos da cultura visual.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

FILIPA RODRIGUES
ESECS Instituto Politécnico de Leiria
Investigadora colaboradora no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes, no CIIS (Universidade Católica) e investigadora integrada no Ci&DEI (Politécnico de Leiria). É doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e doutorada em Ciências da Cognição e Linguagem na Universidade Católica Portuguesa. Desde 2017 é docente no Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) no Departamento das Artes, Criatividade e Cultura e leciona na área das Neurociências aplicadas à Educação. Tem percurso na Educação Básica desde 1998 em lecionou em todos os níveis de ensino. É professora de Educação Visual e Tecnológica pela ESEP, Politécnico do Porto, com duas profissionalizações em Educação Especial, formação pós-graduada em Arts, Craft & Design pela Universidade de Surrey e na Abordagem Snoezelen pelo ISNA – International Snoezelen Association. É membro do Programa Healthy Campus (IPleiria), da comissão científica da revista “Book of Selected Readings” da International Visual Literacy Association (IVLA) e da revista “Imaginar”, publicação da APECV. Coordena neste momento, a nível regional, o projeto “Cartografias Têxteis” (Leiria). É representante (councillor) da The International Society for Education Through Art na Europa (InSEA).

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

INÊS ANDRADE MARQUES
Universidade Lusófona
Professora auxiliar (ECATI/IE/UL, Lisboa); investigadora e artista visual. É doutora internacional em Arte Pública pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2012), onde também obteve o grau de Mestre em Desenho Urbano (2008). É licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2000). Como investigadora, tem-se dedicado à arte pública contemporânea e às pedagogias artísticas, integrando equipas de vários projetos de investigação interdisciplinares. Na sua experiência de ensino, liderou e participou em vários projetos artísticos e instalações site-specific, assentes em processos de criação colaborativa e em abordagens interdisciplinares. Inês Marques é vice-diretora do Mestrado em Ensino das Artes Visuais – Universidade Lusófona. É investigadora (investigadora integrada no CICANT – Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies, Universidade Lusófona e investigadora colaboradora no CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, onde integra a ReLeCo ART.DS – Socio-Artistic Studies for Decoloniality and Sustainability.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

INÊS BETTENCOURT DA CÂMARA
Mapa das Ideias
Cofundadora e diretora-geral da Mapa das Ideias desde 1999, uma empresa dedicada à mediação cultural nas áreas de património, cultura, artes e ciência. Recentemente assumiu a coordenação científica e editorial do estudo-diagnóstico People & Planet sobre o impacto das alterações climáticas que envolveu 3500 jovens de oito países europeus. É docente no Instituto Politécnico de Tomar desde 2000 e Presidente da Culture Action Europe desde 2021. Inês também é cofundadora e Presidente d’A Reserva, que promove a cooperação e experimentação no setor cultural. Neste âmbito, coordenou a implementação do programa municipal Oeiras Educa Mais, assumindo o Observatório desde 2018. Está envolvida em diferentes projetos de investigação e de formação.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

INÊS MACIAS MARQUES
Rede EPA – Educação Pela Arquitetura
Arquiteta com Mestrado Integrado em Arquitetura de Interiores pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. O seu percurso profissional tem estado ligado à divulgação e promoção da arquitetura em várias instituições culturais. Em 2013 integrou a equipa executiva da Trienal de Arquitetura de Lisboa onde colaborou durante os seis anos seguintes. Durante esse período, esteve envolvida em vários projetos onde se destaca a coordenação do evento Open House Lisboa (2014-2018). Em 2019 é convidada a integrar a equipa da Fundação Centro Cultural de Belém com o objetivo de criar e coordenar o serviço educativo e programa público da Garagem Sul – Exposições de Arquitectura. Em 2022 inicia um conjunto de projetos paralelos de literacia em arquitetura entre os quais se destaca a rede EPA – Educação pela Arquitetura.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

INÊS NOIVO
Museu Bordalo Pinheiro
Nasceu em 1982 em Lisboa. Licenciou-se em História, na FCSH-UNL, e paralelamente fazia as cadeiras de Arqueologia, licenciatura que não chegou a terminar. Durante a licenciatura começou a trabalhar no Castelo de S. Jorge, na equipa de mediação cultural, e avançou para o Mestrado em Práticas Culturais para Municípios, FCSH-UNL. A par do trabalho a tempo inteiro no Castelo de S. Jorge colaborou como monitora externa do Museu do Oriente. Desde abril de 2022 integra a equipa do Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

JOANA OLIVENÇA
Museu de Lisboa
Licenciada em História da Arte e pós-graduada em Estudos Curatoriais. Começou por trabalhar no Serviço Educativo do Centro Cultural de Belém, como assistente de exposição, seguindo-se várias colaborações na área educativa de diversas instituições.  Iniciou, em 2013, a função de consultora para a Fundação Portuguesa das Comunicações. Mediadora cultural no Museu de Lisboa desde 2016.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

JOANA SIMÕES HENRIQUES
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Joana Simões Henriques é licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, especializando-se em Comunicação Cultural pela LUMSA – Libera Università Maria Ss. Assunta, Roma, Itália e Mestre em Gestão Cultural pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Colaborou com o departamento de curadoria e gestão da coleção e com o departamento de educação artística do CAM – Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; com a direção da Galeria Paulo Amaro Contemporary Art; e, desde 2010, colabora com a Fundação EDP nas áreas de curadoria e programação educativa em museus, centrando-se, a partir de 2016, na programação educativa e programas públicos do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Lisboa. Publicou também vários textos sobre arte contemporânea e programação cultural. É membro do cluster Arte, Museus and Culturas Digitais do IHA / FCSH, Universidade Nova de Lisboa e cofundadora da rede MID – Museus para a Inclusão na Demência, Portugal. Interessa-se pela investigação na área de museus, arte e arquitetura contemporâneas, mediação cultural e na cultura como ferramenta para o desenvolvimento social e humano, temas sobre os quais tem programado vários projetos e conferências.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

JOÃO PAULO QUEIROZ
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Doutorado em Artes Plásticas pela Universidade de Lisboa, Mestre em Comunicação pelo Instituto Universitário de Lisboa e licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. É professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, nos cursos de Doutoramento em Educação Artística da Universidade do Porto e de Doutoramento em Artes da Universidade de Sevilha. Foi coordenador do Congresso Internacional CSO, realizado anualmente de 2010 a 2022, e das revistas académicas Studio, Gama e Croma. De 2012 a 2022, coordenou anualmente o Congresso Matéria-Prima, Práticas de Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário. Atualmente é Presidente da Direção da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA). Realizou várias exposições individuais e foi galardoado com o Prémio de Pintura Gustavo Cordeiro Ramos da Academia Nacional de Belas Artes em 2004.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

JOSÉ ROSA
Centro de Formação CFAE AVCOA
Marido, Pai de dois Filhos e Avô de uma Neta. Licenciado em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, curso que concluiu em 1985, ano em que ingressou na profissão de Professor de Geografia do Ensino Secundário Ao longo dos anos desempenhou vários cargos pedagógicos, como Diretor de Curso, Delegado de Grupo, Coordenador de Cursos EFA, para além da docência da disciplina de Geografia e outras, onde se destaca, nos anos 90 do século passado, a lecionação da Disciplina de Introdução às Tecnologias da Informação, no Ensino Secundário. Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas Áreas e Domínios da Didática da Geografia e das Aplicações Informáticas, foi formador em várias ações de formação, que correspondem a centenas de horas de monitorização. Desde 1 de setembro de 1999 e até ao momento, com uma pequena interrupção entre 1 de setembro de 2008 e 12 de janeiro de 2013, tem sido Diretor de centro de Formação de Associação de escolas em Oliveira de Azeméis (CenForAz) e nos concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (AVCOA).

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

JUANA SANCHO
Universidade de Barcelona
Professora com longa carreira como investigadora, consultora e avaliadora de programas institucionais a nível local, nacional e mundial. As suas principais linhas de pesquisa relacionam-se com aspetos institucionais, organizacionais, tecnológicos e simbólicos dos ambientes educacionais contemporâneos e a função das linguagens, as visualidades e as tecnologias digitais no ensino e aprendizagem. Foi Professora de Tecnologias Educativas na Universidade de Barcelona e coordenadora do grupo de investigação Esbrina – Subjetividades, visualidades e ambientes educativos contemporâneos, além de assessora do Banco Mundial para projetos de melhoria educativa, assessora da OCDE no Programa Escuelas del Mañana. Reconhecida pela sua atuação, conquistou o seu primeiro prémio de investigação educativa em 1987 e o segundo em 2003. Codirigiu a coleção “Rethink education” e publicou mais de 20 livros e centenas de capítulos e artigos a nível internacional relacionados com a inovação e a melhoria da qualidade educativa, formação de professores e o impacto das tecnologias de informação e comunicação na educação.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

LILIANA PINA
Museu Bordalo Pinheiro
Licenciada em Ensino de História e mestre em Museologia, pela Universidade de Évora, tendo concluído a componente curricular do Doutoramento em História e Filosofia da Ciência, na mesma instituição. A educação/ mediação cultural em museus constitui, desde 2004, o principal desafio da minha actividade profissional. Desde 2017, enquanto coordenadora do serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro, tenho desenvolvido programas mediação cultural para diferentes públicos que promovem a reflexão, o argumento, o debate e a liberdade de expressão, inspirados na linguagem artística e na crítica humorística.

 

Arte Central, 1as Jornadas de Arte e Educação, na Universidade Lusófona

LUÍS BAPTISTA
Os Espacialistas
Nós somos 1,2,3,4,5,6,7,∞
Os Espacialistas é um projecto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações transdisciplinares entre Arte, Arquitectura e Educação com início de actividade em 2008. Os Espacialistas substituem o lápis pela máquina fotográfica, enquanto dispositivo de desenho, de pensamento, de percepção e de diagnóstico do espaço natural e construído, cujas ações são reguladas pelo Diário do Espacialista e auxiliadas pelo “Kit Espacialista Por/táctil” que transportam consigo. Entre os trabalhos realizados destacam-se: Projectos de assistência arquitectónica e artística a obras de arquitectura e arte, exposições de fotografia, vídeos, instalações, espaços cénicos, performances, colaborações literárias, ilustrações fotográficas, oficinas, seminários e publicações.

 

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LUÍS NOBRE
Museu de São Roque
Estudou na ESAD, Caldas da Rainha onde tirou a licenciatura em Pintura (2001), participa em exposições coletivas e individualmente desde 1997, em Portugal e no estrangeiro. Foi docente do ensino secundário nas disciplinas de desenho e geometria descritiva. Desenvolveu projetos com diversas instituições de carácter social como:  Espaço T \ Museu Soares dos Reis e Pavilhão 28. Desde 2005 colabora com o serviço de mediação cultural do Museu de São Roque.

 

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MARGARIDA FILIPE
Museu Da Água, EPAL
Mestre em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Pós-Graduada em Cidadania Ambiental e Participação pela Universidade Aberta. Licenciou-se em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto de Novas Profissões, e ingressou em 1998 nos quadros da EPAL, S.A. onde desempenhou várias funções no Gabinete de Imagem e Comunicação. Desde 2001 desempenha funções no Museu da Água da EPAL, em Lisboa, nas áreas da comunicação e no serviço educativo, tendo como áreas de especialização a comunicação escolar e o desenvolvimento de conteúdos e atividades relacionadas com a água nas vertentes da educação artística e ambiental. É também formadora certificada de Professores pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Tem um livro publicado, premiado pela Sociedade Ponto Verde, sobre educação e valores ambientais, ligando os museus à educação.

 

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MARGARIDA LOURO
FAJúnior // Rede EPA – Educação Pela Arquitetura
Nasceu em Lisboa em 1970. Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1993 e doutorada em Urbanismo pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidade Politécnica da Cataluña – ETSAB-UPC) em 2005, tendo obtido a Agregação no ramo de Arquitetura, especialidade de Teoria e Prática do Projeto, da Faculdade Arquitetura da Universidade de Lisboa em 2017. Desde 1997 que é docente na Faculdade de Arquitetura, sendo membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), tendo desenvolvido atividade de investigação científica no âmbito da coordenação e colaboração em diversos projetos, publicações de livros e exposições. É coordenadora do gabinete FAJúnior da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa desde 2014, no âmbito do qual coordenou a execução técnica do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis em 2023/2024 e foi co-fundadora da rede EPA – Educação pela Arquitetura em 2022.

 

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MARIBEL MENDES SOBREIRA
Colectivo FACA
Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre “Arquitectura e Filosofia”. Doutoranda em Filosofia na Faculdade de Letras Universidade de Lisboa na área da Estética e Filosofia da Arte, com uma bolsa de investigação da FCT (SFRH / BD / 115766/2016). É membro da ISPA (International Society for the Philosophy of Architecture), de Simmel Studies e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL). Coordena o NES_UL (Núcleo de estudos Simmelianos da Universidade de Lisboa). Tem publicado artigos na área da reflexão sobre a arquitetura, património urbano e teoria da arte. Concebe e orienta atividades de sensibilização para as artes e arquitetura, colabora com o Museu Coleção Berardo desde 2007. Entre 2014 e 2019 lecionou vários módulos na disciplina de Estética e Ética da Paisagem, para alunos de mestrado, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Instituto de Agronomia. É co-fundadora do ColectivoFACA.

 

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MARTA ORNELAS
Arte Central
Professora há mais de 25 anos, dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. É Doutorada em Artes e Educação pela Universidade de Barcelona e formadora de docentes (do pré-escolar ao secundário). Como investigadora académica, os seus principais interesses prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros sobre o ensino e a aprendizagem das artes. É membro da comissão científica do Congresso Internacional Matéria Prima (Ensino Artístico) e revisora de artigos da Revista Midas (Educação em Museus) e do IJABER – International Journal of Arts-Based Educational Research, entre outras publicações. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural. Recebeu o Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.

 

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MÓNICA OLIVEIRA
CIEBA // ESEPF Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
Pós Doutorada em Educação Artística, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Salamanca (2000). Licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela FBAUP. Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti na área da Educação Artística. Professora Adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Coimbra nos Cursos de Arte e Design e Design e Comunicação Multimédia de 2017 a 2020. Investigadora no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Investigadora no Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa. Investigadora no Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa. Autora de várias publicações (entre elas, três livros) na área da Educação Artística, Arte Contemporânea, Ilustração e Artes Plásticas. Foi Membro do Júri da X Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, 1999. Como artista plástica participou em várias exposições coletivas e individuais no país e no estrangeiro.

 

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PAULA RIBEIRO
Museu de Lisboa
Tem formação em História da Arte pela FCSH-UNL e pós-graduação em Museologia pela Universidade de Évora.  Iniciou o percurso na Mediação Cultural em 2004 no Serviço Educativo do Museu Calouste Gulbenkian, até 2018. Entre outras instituições, colaborou no Museu Nacional de Arqueologia e no Palácio da Ajuda. Atualmente, desempenha funções no Serviço Educativo do Museu de Lisboa.

 

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PRI BALLARIN
Biblioteca Móvel reVOAr
Sou uma apaixonada pelo objeto livro, linhas, papéis e bons encontros. Mestre em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas pela FBA/UL, licenciada em Educação Artística pela ECA/USP e técnica em Design Gráfico pela ETE Carlos de Campos. Fui sócia da Prompt Filmes em São Paulo e do Ateliê Amar.é.linha, dedicando-me a experimentos gráficos e têxteis. Fundei o coletivo Desejos Urbanos com a artista Eliza Freire, realizando intervenções urbanas e poéticas no Brasil e em Portugal. Desde 2017, venho criando livros, incluindo as publicações independentes Na casa deles, em parceria com Edith Chacon, e Travessia com Julia Santalucia. Fui editora e designer da revista Linguará e colaboradora – como ilustradora e designer – da associação cultural Gerador. Atualmente, vivo entre Lisboa e São Paulo, atuando em design gráfico, projetos de arte colaborativa, criando livros e partilhando o que aprendo. Sou idealizadora da iniciativa reVOAr – ateliê-biblioteca móvel de livros desobedientes.

 

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RICARDO GUERREIRO CAMPOS
Plano Nacional das Artes
Artista-educador, mediador e investigador. Tem desenvolvido o seu trabalho em diferentes contextos de educação e de criação. Nos últimos anos tem colaborado com estruturas que desenvolvem trabalho no âmbito dos cruzamentos entre as artes visuais, a performance, o teatro e a educação. Atualmente é diretor artístico do Teatro As Avozinhas, um grupo de teatro comunitário com mulheres da vila de Palmela, e mediador de leitura na Livraria Culsete, onde os livros, uma vez por mês, são postos ao alto. Em 2021 fez surgir Olhos de Gigante, um projeto de investigação e criação em Arte e Educação. Está particularmente interessado na pesquisa da experiência sensorial como dispositivo fundamental no processo de ensino-aprendizagem, bem como em convocar o ‘estado de ateliê’ a partir do corpo, na e com a infância.

 

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RICARDO MENDES
Museu Calouste Gulbenkian
Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, mestre em Desenho e Técnicas de Impressão pela Faculdade Belas Artes do Porto. É responsável pelas áreas de Escolas e Oficinas no Serviço de Mediação Cultural do Museu Calouste Gulbenkian, desde 2022. Até 2022, colaborou como mediador artístico e cultural no Museu Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, Museu de Arte Antiga, Museu do Oriente, Museu da Farmácia, Museu do Dinheiro e Palácio Nacional da Ajuda.

 

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RITA JERÓNIMO
Direção Geral das Artes
Licenciada em Antropologia Social,  Mestre em Antropologia na especialidade em Patrimónios e Identidades e concluiu a parte letiva do Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia. Integrou a área do Património Cultural da Câmara Municipal de Odivelas.Esteve destacada na Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo. Participou e coordenou diversos projetos nas áreas do património e museologia. Integrou o gabinete da Ministra da Cultura como Técnica Especialista na área dos Museus e Património Cultural.Entre dezembro de 2020 e dezembro de 2023, foi Subdiretora Geral da Direção Geral do Património Cultural para a área dos Museus, Palácios e Monumentos. Tem participado, enquanto docente, em inúmeras sessões/cursos sobre património cultural Imaterial.É autora de artigos científicos nas áreas da antropologia e património cultural imaterial. Coordena a equipa do Programa Nacional Saber Fazer Portugal, implementado pela Direção Geral das Artes para a promoção das artes e ofícios tradicionais em Portugal.

 

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SARA BARRIGA BRIGHENTI
Plano Nacional das Artes
Subcomissária do Plano Nacional para as Artes. Entre 2014 e 2019 dirigiu o Museu do Dinheiro, gerindo o projeto de instalação, as exposições e os programas públicos. Mestre em Artes Visuais, pós-graduada em Museologia e Património, Pedagogia e Liderança, especializou-se em educação artística e cultural. Foi promotora e coautora da Carta de Porto Santo sobre Cultura e a Promoção da Democracia (2021), coautora do Relatório Museus no Futuro (2020) e coordenadora do Livro Branco da UNESCO sobre cooperação entre cultura e educação artística (2023).

 

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SARA DOMINGOS
Plano Nacional das Artes
Nasceu em Lisboa, em 1973. Desenvolve uma prática artística na linha de fronteira entre as artes plásticas, gráficas e têxteis, com foco no diálogo entre culturas. Foi distinguida com o Prémio Barzakh – Ibn’Arabi 2020/21 (Múrcia), pela sua trajetória artística influenciada por referências árabes e islâmicas. Tem exposto regularmente e colaborado com instituições como o Museu de Mértola – Cláudio Torres, Museu Calouste Gulbenkian, Centro de Estudos Luso-Árabes (Silves), Museu de Lisboa – Teatro Romano, Museu Municipal de Faro e o Museu de Arte Islâmica do Pergamon (Berlim), no âmbito do projeto CulturalxCollabs – Weaving the Future. A sua obra tem sido divulgada em publicações como o Jornal de Letras, Al-Irfan (Marrocos) e AramcoWorld Magazine. Entre os seus projetos mais recentes, destacam-se “Bordar o Sereno”, com mulheres migrantes (parceria com o Conselho Português para os Refugiados), e “O Sorriso do Acanto”, centrado no diálogo intercultural no universo mediterrânico (colaboração com a Cátedra UNESCO – Etnobotânica, Politécnico de Beja).

 

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SÍLVIA MOREIRA
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), e mestre em Ensino das Artes Visuais pelo Instituto de Educação e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (IE/FBA-UL). Trabalha como mediadora artística e cultural desde 2002. Foi docente no ensino básico e secundário e professora assistente convidada do ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências (2008/2010) e na ESAD.CR (2019/2022). Concebe e dinamiza visitas orientadas, cursos, oficinas criativas e projetos de intervenção artística social em contextos urbanos diversificados, com pessoas de todas as idades e explorando várias áreas das artes visuais. Entre 2006 e 2019, foi trabalhadora independente em diversas instituições culturais, museus e centros de arte. Foi colaboradora do Serviço Educativo da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea desde 2013 até 2021, ano em que assumiu o cargo de Técnica Superior de Serviço Educativo da Câmara Municipal de Almada. Atualmente trabalha na Casa da Cerca-Centro de Arte Contemporânea, assumindo funções na co-conceção da programação educativa e na sua mediação. Frequenta o 1º ano do Doutoramento em Educação Artística da Universidade de Lisboa.

 

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SUSANA RANGEL
Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
Pós-Doutora em Arte e Educação pela Universidade de Barcelona e Universidade do Minho. Doutora em Educação (UFRGS), Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS) e Licenciada em Artes Visuais (UFRGS). Foi investigadora e professora de Arte e Cultura Visual na Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS) em Cursos de Especialização, Mestrado e Doutoramento. Foi supervisora de estágio curricular em Educação Infantil nas Licenciaturas de Pedagogia e de Artes. É investigadora no Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia – GPAP da Universidade Mackenzie. Tem artigos e livros publicados em vários países. Coordenou a coleção de livros “Educação e Arte” da Editora Mediação. Atualmente é membro do conselho editorial da Editora Zouk. É consultora e avaliadora em diversas revistas académicas, agências de fomento e editoras. É membro de comissões científicas de publicações e eventos internacionais. Organizou 4 livros com enfoque em Arte Contemporânea e crianças. É proprietária da empresa Amarelo Van Gogh: Educação e Arte, um laboratório de experiências e proposições pedagógicas em Arte, que tem como foco a formação contínua em Arte de professoras de diferentes áreas do conhecimento e outras pessoas que atuam com crianças.

 

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TIAGO CRUZ
Museu Bordalo Pinheiro
Licenciado em Comunicação e Artes. Como mediador cultural colaborou com a Culturgest, o Museu das Comunicações. Foi formador em algumas universidades como a Escola Superior de Educação de Lisboa e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, nas áreas de escrita criativa, banda desenhada e videojogos. Integra o Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro, desde 2018. Ambiciona também soltar os seus demónios literários mundo fora tendo começado por fazê-lo com a obra SINtra (1ª ed. 2017, 2ª ed. 2019), bem como algumas curtas como Retornado, Epitáfio e Mourisca, Tempestade (no prelo), uma 3ª reedição da sua obra de estreia e futuramente o álbum Marálto (Escorpião Azul). Participa regularmente em GameJams, sendo que a última em lhe valeu o primeiro prémio com o videojogo Marvila in Progress, para o qual desenvolveu o argumento e fez game design.

Informação adicional

Modalidade

Acreditação

Acreditada no âmbito geral

Duração da formação

15 horas

Grupos de Recrutamento

Todos os Grupos, Grupo 100, Grupo 110, Grupo 120, Grupo 200, Grupo 210, Grupo 230, Grupo 220, Grupo 240, Grupo 250, Grupo 260, Grupo 290, Grupo 300, Grupo 310, Grupo 320, Grupo 330, Grupo 340, Grupo 350, Grupo 400, Grupo 410, Grupo 420, Grupo 430, Grupo 500, Grupo 510, Grupo 520, Grupo 530, Grupo 540, Grupo 550, Grupo 560, Grupo 600, Grupo 610, Grupo 620, Grupo 360, Grupo 910, Grupo 920, Grupo 930

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